Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9996
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ManoeldeSouzaMarques.pdf746,58 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMateiro, Teresa-
dc.contributor.authorMarques, Manoel de Souza-
dc.identifier.citationMARQUES, Manoel de Souza. O uso da composição como atividade pedagógica na musicalização de estudantes de uma escola do município de Anápolis - GO. 2014. 29 f., il. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Anápolis, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014.en
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi investigar as percepções dos alunos de uma Escola Municipal da cidade de Anápolis - GO sobre o processo de composição como atividade pedagógico-musical, bem como, o repertório produzido por eles, as dificuldades e a motivação para a realização dessa atividade. Este trabalho está situado no campo das pesquisas sobre o uso da composição como atividade pedagógicomusical, tendo como embasamento teórico os apontamentos de Beineke (2013), França; Swanwick (2002) e Deunízio (2013). O objeto de investigação foi um grupo de alunos do ensino fundamental, do 5º ano, turma onde foi realizado o Estágio Curricular Supervisionado no semestre anterior. A entrevista focal foi realizada com cinco alunos voluntários quando foram observadas e analisadas duas obras musicais compostas por eles nas aulas de música. O recurso dos vídeos (alunos compondo), utilizado durante a entrevista, é definido como entrevista de estimulação de recordação. Os resultados apontam para um fortalecimento da idéia do uso da composição como meio eficaz no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos musicais. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe aim of this study was to investigate the perceptions of students of a municipal school in the city of Annapolis - GO on the writing process as a pedagogical-musical activity, as well as the repertoire produced by them, the difficulties and the motivation to carry out this activity. The object of investigation was a group of elementary school students, the 5th year class which was held Supervised in the previous semester. The focal interview was conducted with five volunteer students when they were observed and analyzed by two composite them in music lessons musical works. The use of videos (students writing) during the interview is set to interview for stimulating memory. This work is in the field of research on the use of the composition as a pedagogical-musical activity, taking notes as the theoretical basis of the authors Beineke (2013), Swanwick (2002), Deunízio (2013). The results point to a strengthening of the idea of using the composition as an effective means of musical teaching and learning.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordComposição musicalen
dc.subject.keywordAtividades pedagógicasen
dc.subject.keywordMotivação na educaçãoen
dc.subject.keywordEnsino fundamentalen
dc.subject.keywordMusicalizaçãoen
dc.titleO uso da composição como atividade pedagógica na musicalização de estudantes de uma escola do município de Anápolis - GOen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2015-03-20T16:40:07Z-
dc.date.available2015-03-20T16:40:07Z-
dc.date.issued2015-03-20T16:40:07Z-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9996-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons