Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9991
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GisleneGarciaParaizo.pdf298,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O coordenador pedagógico : em busca de melhorias dentro da educação Infantil
Autor(es): Paraizo, Gislene Garcia
Orientador(es): Fávero Sobrinho, Antônio
Assunto: Coordenadores pedagógicos
Educação de crianças
Ensino - qualidade
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 19-Mar-2015
Referência: PARAIZO, Gislene Garcia. O coordenador pedagógico: em busca de melhorias dentro da educação Infantil. 2013. 42 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Essa pesquisa abordará a busca de melhorias dentro da primeira etapa da educação que é a Educação Infantil, através do trabalho realizado pelo coordenador pedagógico, dentro do contexto da realidade escolar brasileira. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada na Escola Classe 24 de Taguatinga-DF, com a participação de seis professoras e duas gestoras. O objetivo deste estudo, é proporcionar melhorias no atendimento voltado para a realidade da Educação Infantil, através do acompanhamento das ações pedagógicas que visem ao desempenho dos alunos e ao sucesso dos professores. A busca do coordenador pedagógico para elevar a qualidade no ensino é vista no texto como um agente que gera mudanças, procura sanar as dificuldades encontradas pelo corpo docente e a sua responsabilidade em traçar caminhos que levem ao bem estar da comunidade escolar. Através da importância deste profissional frente às ações da escola, esta pesquisa traz resultados importantes para sua validação através da análise dos questionários e comentários dos docentes em relação às mediações, parceria e principalmente no interesse do coordenador pedagógico em buscar adequar as atividades escolares à faixa etária do corpo discente que a escola recebe, e ao mesmo tempo, comprovam as teorias de alguns autores como: Almeida(2001e 2003), Andrade(1999), Libâneo(2002 e 2006), Ferreira(2008), Fusari(1992), Medeiros(1987), Medina(2002), Nóvoa(2001), Piletti(1998), Soares(2011), e Vasconcelos(2009),que deram total contribuição para a realização desta pesquisa.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons