Resumo: | O presente trabalho tem a intenção de registrar as práticas de Letramento da Matriarca Iaiá Procópia dos Santos Rosa, anciã da comunidade Kalunga Riachão, no município de Monte Alegre de Goiás, por meio de sua história de vida e memória oral. O objetivo é analisar como se dão essas práticas na vida social e registrar sua biografia, identificando e descrevendo as experiências dessa Matriarca. Nesse sentido, utilizamos o método de pesquisa qualitativa (GIL, 2010), na modalidade da pesquisa do tipo etnográfico (ERICKSON, 1981). O intuito foi identificar como se efetivam as práticas de letramento numa perspectiva sociolinguística, a partir das teorias Erickson (1981), Bortoni-Ricardo (2009) e Sousa (2006). Através dos estudos de Benjamim (1987), buscamos compreender os saberes adquiridos ao longo de sua existência, principalmente no tocante à memória e às suas experiências de vida. Desta forma, tratamos dos múltiplos letramentos, da interação e do estudo da sabedoria da pessoa na perspectiva de integração do indivíduo no seu meio social e, principalmente, a identidade letrada no que diz respeito aos Letramentos. O estudo traz como contribuição as experiências de vida de uma anciã Kalunga agora na memória escrita. Essa memória pode ser ensinada na escola da região de Goiás e em outros lugares e faz parte do patrimônio imaterial brasileiro. __________________________________________________________________________ ABSTRACT This paper intends to register the literacy practices of Matriarch Iaiá Procópia dos Santos Rosa, the elderly Riachão Kalunga community in the municipality of Monte Alegre de Goiás, through its life history and oral memory. The aim is to analyze how these practices occur in social life and register your biography, identifying and describing the experiences of this Matriarch. In this sense, the use of qualitative research method (GIL, 2010), research mode of ethnographic (Erickson, 1981). The aim was to identify how the become effective literacy practices in a sociolinguistic perspective, as of theories Erickson (1981), Bortoni-Ricardo (2009) and Sousa (2006). Through Benjamin's studies (1987), we seek to understand the knowledge acquired throughout its existence, particularly with regard to memory and their life experiences. Thus, we treat the multiple literacies, the interaction and the person wisdom of study in the individual integration perspective in their social environment, and especially the literate identity with regard to Literacies. The study brings as contribution the life experiences of a Kalunga old woman now in writing memory. This memory can be taught in the school of Goiás region and elsewhere and is part of the Brazilian intangible heritage. |