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Título: Evasão escolar no assentamento Pontal do Marape-MT
Autor(es): Peres, Nicolaça Olmedo
Orientador(es): Mané, Djiby
Assunto: Evasão escolar
Educação do campo
Assentamentos rurais
Data de apresentação: 6-Jun-2014
Data de publicação: 18-Mar-2015
Referência: PERES, Nicolaça Olmedo. Evasão escolar no assentamento Pontal do Marape-MT. 2014. 47 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Brasília-DF, 2014.
Resumo: O presente trabalho apresenta o levantamento e análise de dados de Educação do Campoerealizoua partir de umestudo de caso no assentamento Pontal do Marape, localizado na Zona Rural do Município de Nova Mutum, Mato Grosso. As bases teóricasse fundamentamno diálogo com autores como Oliveira (2001), Reck (2007), Bogo (2008), Caldart (2004), Pistrack (2000) e Arroyo (1999). A pesquisa é subsidiada por entrevistas informais e individuais feitas com jovens e adultos pertencentes à comunidade escolar e evadidos do EJA, e com os coordenadores e corpo docente da EscolaMunicipal do Campo Jorge Carlos Ferreira. O intuito foiverificar a ocorrência e os motivos da evasão escolar desses jovens e adultos, sua relação com a escola e os educadores, e compreender os motivos pelos quais os alunos não deram continuidadeaoaprendizadodurante a vida escolar e relacionar suas necessidades à metodologia já existente. Os resultados referentes à investigação dos motivos que levam à evasão dos alunos inseridos naEducação de Jovens e Adultos foram alcançados de forma satisfatória, com a contribuição dos autores dialogados e comunidade, sendo que as principais motivações apresentadas foram o desestímulo e o excesso de trabalho no campo. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present work presents a survey and analysis of data to the Rural Education from the case study in Pontal do Marape settlement, located in the Municipality of Nova Mutum, MatoGrosso. The theoretical foundation is based on dialogue with authors like Oliveira (2001), Reck (2007), Bogo (2008), Caldart (2004), Pistrack (2000)and Arroyo (1999). The research is subsidized by business and individual interviews with young people and adults in the school community and escaped the Youth and Adult Education, and the coordinators and faculty Municipal School of Field Jorge Carlos Ferreira, seeking to verify the occurrence and the reasons for such truancy youth and adults, their relationship with the school and educators seeking to understand the reasons why students did not continue learning during school life and relate their needs to the existing methodology.The results concerning the investigation of the reasons that lead to dropoutof students entered in Youth and Adult Education have been achieved satisfactorily, with the contribution of community dialogados and authors, with the main reasons given were discouraging and overwork in field.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2014.
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