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Título: A visão de uma professora generalista sobre a aula de música : um estudo desenvolvido em uma escola municipal de Anápolis-GO
Autor(es): Carneiro, Lorna Duarte
Orientador(es): Torres, Fernanda de Assis Oliveira
Assunto: Música e crianças
Música na educação
Música - instrução e estudo
Data de apresentação: 22-Nov-2014
Data de publicação: 18-Mar-2015
Referência: CARNEIRO, Lorna Duarte. A visão de uma professora generalista sobre a aula de música: um estudo desenvolvido em uma escola municipal de Anápolis-GO. 2014. 30 f., il. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Anápolis-GO, 2014.
Resumo: O presente artigo é um trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no curso de Licenciatura em Música pela Universidade de Brasília – Distrito Federal. Esta pesquisa foi realizada em uma escola municipal de Anápolis–Goiás onde ministrei meu Estágio Supervisionado III. O objetivo geral deste estudo foi compreender a visão de uma professora generalista sobre a aula de música na escola básica. Mais especificamente, busquei através deste estudo, entender os aspectos favoráveis que o ensino de música pode proporcionar; averiguar a importância da música como proposta pedagógica; verificar se a professora percebe colaborações da educação musical na formação das crianças; caracterizar métodos e materiais que podem ser utilizados em uma aula de música. O estudo possui abordagem qualitativa (OLIVEIRA, 2008). A técnica de coleta de dados utilizada foi entrevista semiestruturada (SAMPIERI, COLADO, 2013; FIGUEIREDO 2004). Os dados desta pesquisa revelaram que para a professora generalista a aula de música traz grandes benefícios à criança, relaxa, trabalha a língua portuguesa, ajuda na memorização, inclusive podendo ser aplicada como método de ensino em outras matérias, mas apesar do uso deste recurso, a professora afirma que precisa se preparar para ministrar a aula de música, que não são oferecidos cursos intensivos e nem materiais didáticos para estas aulas. Além disso, a professora reforçou que mesmo que a Lei 11. 769/2008, dispõe que a música deve ser conteúdo obrigatório no currículo escolar, muitos professores e gestores de escola desconhecem esta obrigatoriedade, além do que nos cursos de licenciatura e cursos intensivos não abordam o tema. Por fim, a professora destacou que a aula de música na escola é vista como momentos de lazer e datas festivas, quando as professoras preparam alguma canção para ser cantada pelas crianças, acompanhadas por um CD, tendo em vista o pouco preparo da professora generalista. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present work is a dissertation for a music degree from the University of Brasilia – Federal District. This research was conducted in a public school in Anápolis, Goiás, Brazil where I did my internship III. The aim of this study was to understand the vision of the general teacher about music classes at school. More specifically, understanding the positive aspects that music education can provide; More specifically, to determine the importance of music as a pedagogical proposal; Checking if the teacher perceives collaborations of music education in the training of children; Characterizing methods and materials that can be used in a music lesson. The study has a qualitative approach (OLIVEIRA, 2008). The methodology used was a qualitative approach, semi-structured interview. Data collection was carried out from the semi-structured interview ((SAMPIERI, COLADO, 2013; FIGUEIREDO, 2008), questions were made to answer the following questions: Understanding the favorable aspects that music education can provide; Investigating the importance of music as a pedagogical proposal; Checking if the teacher perceives collaborations of music education in the training of children; Characterizing methods and materials that can be used in a music class. The data signalled that for the general teacher, music class brings great benefits to the child, including being able to be applied as a method of instruction in other subjects, but no preparation, intensive courses and even textbooks for these classes are offered. Law 11,769 / 2008, states that music should be content in the school curriculum, many teachers and school managers are unaware of this requirement, and schools do not offer any support for the general teacher administering classes, vocational courses are not offered, nor intensive and degree courses in pedagogy do not address this issue. The music class in school is seen as joyous moments and the most they can do for festive dates is preparing a song to be sung by children accompanied by a CD, in view of the unpreparedness of the general teacher. According to the material read, some schools put a specialist teacher with the general teacher and one serves as a support for the other, but at no time was it contemplated that the general teacher is packeged to administer music class at school. We conclude that the music class should be given by a specialist and not a general teacher.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014.
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