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dc.contributor.advisorMané, Djiby-
dc.contributor.authorOliveira, Celma Maria De-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Celma Maria De. Educação ambiental na Escola Estadual Vale da Esperança: uma análise de queimadas no plantio. 2014. 60 f. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2014.en
dc.description.abstractEste trabalho analisou os riscos ambientais e humanos do uso do fogo como alternativa no manejo de lavouras e na renovação de pastagens na comunidade do assentamento Vale da Esperança, situada no município de Formosa-GO. A pesquisa é feita sob o enfoque qualitativo apresentando uma visão interpretativa da perspectiva de diferentes sujeitos da comunidade sobre os riscos dos incêndios como prática para renovação de pastagens e plantio. Foram utilizadas diversas técnicas de pesquisa, tais como reuniões, formulários, elaboração de seminários, fotografias, entrevistas e caderno de campo. Percebeu-se, diante de tantas informações e leis que mostram os deveres e os direitos quanto ao uso do solo e exploração vegetal, que essa problemática deveria ser bem mais trabalhada nas escolas do campo, com o intuito de discutir, de forma aprofundada, e sensibilizar educandos e pessoas da comunidade para os riscos dos incêndios e seu grave impacto ambiental e humano. Assim, o trabalho tem como finalidade analisar a percepção dos assentados para a possibilidade de utilização de outras formas de preparar o terreno para plantação, propor aos assentados o uso de trabalhos coletivos nos sistemas de produção, para evitar os riscos de incêndios. As técnicas de pesquisa e referências metodológicas com os quais venho discutindo têm como base as alterações nas condições de vida da comunidade em consequência das queimadas.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação ambientalen
dc.subject.keywordLavouraen
dc.subject.keywordQueimadaen
dc.titleEducação ambiental na Escola Estadual Vale da Esperança : uma análise de queimadas no plantioen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2015-03-18T12:48:10Z-
dc.date.available2015-03-18T12:48:10Z-
dc.date.issued2015-03-18T12:48:10Z-
dc.date.submitted2014-12-03-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9965-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1This study analyzed the environmental and human risks of using fire as an alternative in the management of crops and pasture renewal in Vale da Esperança settlement community in the municipality of Formosa - GO. The research is conducted under the qualitative approach featuring an interpretive view of the perspective of different subjects of the community about the risks of fires as practice for renewal of pasture and planting. Various research techniques were used, such as meetings, forms, preparation of seminars, photographs, interviews, field notebook. It was noticed that, with so many information and laws that show the duties and rights as land use and agricultural exploitation, this problem should be more worked in the schools of the field, in order to discuss, in depth, and sensitize students and people from the community to the risks of fire and its severe environmental and human impact. Thus, the work aims to analyze the perception of the settlers to the possibility of using other ways to prepare the ground for planting, propose to the settlers the use of group work in production systems, to avoid the risk of fire. Research techniques and methodological references with which I have been discussing are based on changes in community living conditions as a result of fires.-
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



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