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dc.contributor.advisorFerlim, Uliana Dias Campos-
dc.contributor.authorFreitas, Flávia Rosa Carneiro De-
dc.identifier.citationFREITAS, Flávia Rosa Carneiro De. Educação musical: uma reflexão sobre os benefícios para estudantes com deficiência intelectual em uma escola de música em Ceres-GO. 2014. 45 f., il. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ceres-GO, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014.en
dc.description.abstractO tema deste trabalho compreende a análise da importância da educação musical para o aprendizado dos estudantes com deficiência intelectual. Nas últimas décadas têm sido crescentes as discussões sobre a importância da Educação Inclusiva no sistema de educação atual. Além disso, é evidente a necessidade de se aprimorar a educação das pessoas com necessidades especiais. A partir disso, a música tem se mostrado uma importante ferramenta para o desenvolvimento, em todas as áreas da vida, das pessoas com deficiência intelectual. O objetivo geral deste trabalho é investigar como pais e responsáveis percebem os benefícios do aprendizado da música para o desenvolvimento de alunos com deficiência intelectual. Os objetivos específicos são: entender a importância da música na Educação Inclusiva; levantar, por meio de entrevistas semi-estruturadas, informações sobre a educação musical na vida das crianças com deficiência intelectual e; analisar, a partir dos dados levantados, os efeitos da aprendizagem musical para os sujeitos da pesquisa. Os principais autores da revisão bibliográfica são Cybelle Loureiro (2006), Maria Teresa Mantoan (2005), Roque Strieder e Rose Zimmermann (2010). A metodologia utilizada na pesquisa foi a entrevista semi-estruturada na qual os pais e responsáveis descreveram como a educação musical influencia os estudantes. A pesquisa apurou que a educação musical tem grande importância para a aprendizagem dos estudantes com deficiência intelectual. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe theme of this work includes the analysis of the importance of music education for the learning of students with intellectual disabilities. In recent decades have been increasing discussions about the importance of Inclusive Education in the current education system. Furthermore, it is evident the need to improve the education of people with special needs. From this, music has been an important tool for development in all areas of life of people with intellectual disabilities. The overall goal of this work is to investigate how parents and guardians perceive the benefits of learning music for the development of students with intellectual disabilities. The specific objectives are: to understand the importance of music in Inclusive Education; to obtain through semi-structured interviews, information on music education aimed at children with mental disabilities and; analyze from the data collected the effects of musical training for the research subjects. The principal authors of the literature review are Cybelle Loureiro (2006), Maria Teresa Mantoan (2005), Roque Strieder and Rose Zimmermann (2010). The methodology used in the research was semi-structured interview in which parents and caregivers described how music education influences students. The survey found that music education is of great importance to learning of students with intellectual disabilities.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordMúsica - instrução e estudoen
dc.subject.keywordMúsica na educaçãoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.titleEducação musical : uma reflexão sobre os benefícios para estudantes com deficiência intelectual em uma escola de música em Ceres-GOen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2015-03-18T12:10:57Z-
dc.date.available2015-03-18T12:10:57Z-
dc.date.issued2015-03-18T12:10:57Z-
dc.date.submitted2014-11-22-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9962-
dc.language.isoPortuguêsen
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