Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9961
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JúlioCésardosSantosSampaio.pdf280,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aulas de música no ensino médio : desafios e possibilidades na perspectiva de um professor de artes
Autor(es): Sampaio, Júlio César dos Santos
Orientador(es): Correia, Sílvia Gomes
Coorientador(es): Cunha, André Sinico da
Assunto: Música na educação
Professores de arte
Música - instrução e estudo
Data de apresentação: 22-Nov-2014
Data de publicação: 18-Mar-2015
Referência: SAMPAIO, Júlio César dos Santos. Aulas de música no ensino médio: desafios e possibilidades na perspectiva de um professor de artes. 2014. 27 f., il. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul-AC, 2014.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar quais desafios e possibilidades se fazem presentes nas aulas de música dentro da disciplina de Artes na perspectiva de um professor de Artes no ensino médio. Especificamente, buscou-se conhecer determinadas ações pedagógicas contidas na perspectiva do professor de artes a respeito da aula de música, tais como, compreender o planejamento, conteúdo e finalidades da aula de música na disciplina de artes no ensino médio; identificar algumas estratégias adotadas pelo professor para realizar suas práticas de ensino de música nessa disciplina. A pesquisa é de abordagem qualitativa e teve como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. O referencial que conduziu esta pesquisa apoiou-se em conceitos de planejamento e estratégias de ensino de música na escola de educação básica de autores como: Del Ben e Hentschke (2002), Penna (2001, 2002, 2007,2008) Queiroz e Marinho (2009). Os dados obtidos demonstraram que, apesar de algumas dificuldades mencionadas pelo professor, a escola oferece suporte para suas atividades como: orientação pedagógica, acompanhamento, sugestões e apoio com recursos e material didático. Dessa forma, o professor consegue atingir os objetivos propostos pelos PCN, como também motivar em seus alunos, o gosto musical e a participação nas aulas de música. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper aims to investigate what challenges and opportunities are present in music class within the arts discipline from the perspective of an art teacher in high school. Specifically, we sought to meet certain pedagogical actions contained in the perspective of arts teacher about the music lesson, such as understanding the planning, content and music class purposes in the arts discipline in high school; identify some strategies adopted by the teacher to perform their music teaching practices in this discipline. The research is a qualitative approach and had as data collection technique the semi-structured interview. The reference that conducted this research relied on planning concepts and music teaching strategies Del Ben and Hentschke (2002), Penna (2001, 2002, 2007, and 2008) Queiroz and Marinho (2009) in the context of primary education system. The data showed that, despite some difficulties mentioned by the teacher, the school supports its activities as: tutoring, monitoring, advice and support with resources and teaching materials. Thus, the teacher can achieve the objectives proposed by the NCP, as well as motivate their students in the musical taste and participation in music lessons.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons