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Título: O ensino de música nas series iniciais do ensino fundamental : as percepções de uma professora generalista sobre as articulações entre sua formação acadêmica inicial e a sua atuação docente
Autor(es): Paiva, Ruth da Rocha
Orientador(es): Montenegro, Guilherme Farias de Castro
Assunto: Música - instrução e estudo
Música na educação
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 18-Mar-2015
Referência: PAIVA, Ruth da Rocha. O ensino de música nas series iniciais do ensino fundamental: as percepções de uma professora generalista sobre as articulações entre sua formação acadêmica inicial e a sua atuação docente. 2014. 31 f. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Rio Branco-AC, 2014.
Resumo: A obrigatoriedade do ensino da música nas escolas de ensino regular e a presença de professores generalistas nas séries inicias do Ensino Fundamental (EF) têm despertado o interesse de muitos estudiosos na educação e, mais especificamente, na educação musical. Diante disso, a presente pesquisa buscou investigar como uma professora generalista percebe as relações entre sua formação inicial e a atuação profissional voltada ao ensino de música em séries iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa cujo instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. A entrevistada foi uma professora generalista, licenciada em pedagogia, que atua em uma escola de Ensino fundamental I na cidade de Rio Branco – Acre. Esta pesquisa foi embasada principalmente nos trabalhos de Figueiredo (2007; 2010), Bellochio (2000; 2007) e Spanavello (2005). Por meio dessa investigação, foi possível analisar se a formação inicial do professor contempla os conhecimentos necessários para ensinar música no EF. Como resultados, constatou-se que os conhecimentos musicais estudados na formação inicial da professora são muito superficiais, o que causa insegurança ao trabalhar com música. Aponta-se a necessidade de se repensar a abordagem dos conteúdos de música e a revisão curricular dos cursos de licenciatura em pedagogia. Sugere-se que a integração do trabalho pedagógico entre professores generalistas e licenciados em música pode contribuir para a implementação do ensino musical em séries iniciais do EF e que a oferta de cursos de extensão possam ampliar a formação inicial em licenciatura, favorecendo espaços de avaliação e reflexão sobre o cotidiano escolar, especialmente aquele relativo à educação musical, seus desafios e suas possibilidades. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Since the music classes are mandatory at schools and the generalist teacher is present in the initial grades of Elementary School (EF), a great interested has aroused among many education scholars, especially about music education. Accordingly, the current research tried to investigate how a generalist teacher notices her initial education and her professional performance in relation to music teaching for the initial grades of Elementary School. Therefore, a qualitative research was made and its data collection tool was the semi-structured interview. The interviewed person was a generalist teacher, graded in pedagogy that works in a school in Rio Branco – Acre. This research was based mainly on the studies of Figueiredo (2007; 2010), Bellochio (2000; 2007) and Spanavello (2005). By means of this research, it was possible to analyse if the initial education of the teacher envisages the necessary knowledge to teach EF. As a result, it was concluded that the musical knowledge of the initial teacher education is very superficial, causing a certain insecurity when working with music. It is pointed out that it is necessary to rethink the approach of the music contents curricular revision of university courses of pedagogy. It is suggested that an integration of pedagogical work and generalist teachers graduated in music could contribute to music teaching implementation in the initial grades of EF and that the offer of extension courses could broaden the initial formation, valuing evaluation and reflection spaces about the school routine, especially in relation to music education, its challenges and possibilities.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014.
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