Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9952
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_OsanaSantanaPradoFonseca.pdf667,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O curso de licenciatura em música a distância e as perspectivas dos alunos sobre sua formação musical
Autor(es): Fonseca, Osana Santana Prado
Orientador(es): Marins, Paulo Roberto Affonso
Assunto: Música - instrução e estudo
Educação à distância
Data de apresentação: 22-Nov-2014
Data de publicação: 16-Mar-2015
Referência: FONSECA, Osana Santana Prado. O curso de licenciatura em música a distância e as perspectivas dos alunos sobre sua formação musical. 2014. 42 f., il. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Buritis-MG, 2014.
Resumo: Esta pesquisa tem como tema investigar as perspectivas dos alunos do curso de licenciatura em música a distância do polo de apoio presencial de Buritis - MG, em relação aos seguintes aspectos: Os motivos que levam o aluno a buscar o curso de música a distância, a prática profissional desses alunos, a relação entre o que os alunos esperavam aprender do curso de Música a distância e o que eles aprenderam e as dificuldades que eles encontraram ao longo do curso. Buscou-se então, conceitos sobre a educação a distância relacionando-os com o curso de Licenciatura em Música da UnB, abordando seus conceitos, fundamentos, núcleo das disciplinas e atuação dos alunos no polo de apoio presencial de Buritis. As questões de pesquisa adotadas neste estudo buscaram compreender aspectos como: Atuação dos alunos em sala de aula; perspectivas em relação a sua formação musical, como também os pontos positivos e o que poderia ser melhorado no curso de licenciatura em música a distância. Os dados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas. Foram entrevistados 2 (dois) alunos formandos do referido polo. Através deste estudo e dos relatos dos alunos pôde-se observar que a educação a distância no Brasil é um tema atual de relevante importância na democratização da educação no Brasil, e vem apresentando muitas vantagens, pôde-se também observar que há alguns pontos que podem ser modificados para melhoria do curso de música a distância da UnB. Esta pesquisa poderá contribuir para a formação de professores no Brasil, analisar e refletir sobre o ensino de música em educação a distância no país. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research has the theme investigate the prospects of undergraduate students among the music away from the presence support polo Buritis - MG in the following respects: The reasons the student to seek the course of music distance, professional practice of these students, the relationship between what students expected to learn the Music distance course and what they have learned and the difficulties they encountered along the way. We sought then, concepts of distance relating them to the Bachelor's Degree in Music at UNB, covering its concepts, fundamentals, core disciplines and performance of students in polo-face support Buritis. The research questions adopted in this study sought to understand aspects such as: Performance of students in the classroom; prospects for his musical training, as well as the positives and what could be improved in the course of music degree in the distance. Data were collected through semi-structured interviews. We interviewed two (2) senior students of that pole. Through this study and the students' reports it was observed that the distance education in Brazil is a current topic of great importance in the democratization of education in Brazil, and has shown many advantages, one might also note that there are some points that can be modified to improve the course of music away from UNB. This research could contribute to the training of teachers in Brazil, analyze and reflect on the music teaching in distance education in the country.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons