Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9950
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_BrunoVilelaDosSantos.pdf329,97 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVilela, Cassiana Zamith-
dc.contributor.authorSantos, Bruno Vilela dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Bruno Vilela dos. Materiais didáticos para o ensino do violão: um estudo com um professor em uma escola livre de música de Governador Valadares - MG. 2014. 38 f. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Governador Valadares-MG, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014.en
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo investigar os materiais didáticos utilizados pelo professor em suas aulas de violão. Os objetivos específicos são: buscar compreender como o professor utiliza o material didático em sua prática pedagógica; que importância o professor dá aos materiais didáticos na formação do aluno e analisar como o professor avalia a oferta e demanda por materiais didáticos nos dias atuais. Além disso, esta pesquisa procurou entender quais as concepções que o professor de violão tem sobre materiais didáticos utilizados em aulas de violão. A revisão bibliográfica traz autores como: Oliveira (2005), Souza (1997), Vieira (2009), Uller (2012) entre outros. Para realização desta pesquisa optou-se por uma abordagem qualitativa descritiva com um professor de violão da escola livre de música da cidade de Governador Valadares-MG. A técnica de coleta de dados se deu a partir de uma entrevista semi-estruturada com o professor de violão. Os resultados revelaram a concepção do professor sobre os materiais didáticos em sua prática pedagógica, além disso, revelaram-se quais os materiais didáticos que tem sido mais utilizado nos dias atuais em sua prática. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the instructional materials used by the teacher in your guitar lessons. The specific objectives are to seek to understand how he uses the courseware in their teaching, what importance he gives to educational materials on student education, and analyze how it assesses the supply and demand for textbooks today. Furthermore, this research sought to understand the conceptions that the guitar teacher has teaching materials used in guitar lessons. The literature review brings authors as Oliveira (2005), Souza (1997) Vieira (2009), Uller (2012) among others. For this survey we chose a descriptive qualitative approach with a guitar teacher free music school in the city of Governador Valadares, Minas Gerais. The technique of data collection occurred from a semi-structured interview with the guitar teacher interview. The results showed the design teacher about instructional materials in their teaching, and, moreover, proved that the teaching materials that have been most commonly used today in their practice.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordMúsica - instrução e estudoen
dc.subject.keywordMaterial didáticoen
dc.subject.keywordViolãoen
dc.titleMateriais didáticos para o ensino do violão : um estudo com um professor em uma escola livre de música de Governador Valadares - MGen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2015-03-16T13:17:31Z-
dc.date.available2015-03-16T13:17:31Z-
dc.date.issued2015-03-16T13:17:31Z-
dc.date.submitted2014-11-22-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9950-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons