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Título: O 'sertanejo universitário' como expressão musical de uma dupla de adolescentes : processo de aproximação e aprendizagem
Autor(es): Poerner, Katiúcia Regina Stertz
Orientador(es): Rasslan, Manoel Câmara
Assunto: Música - instrução e estudo
Música sertaneja
Música e juventude
Data de apresentação: 22-Nov-2014
Data de publicação: 16-Mar-2015
Referência: POERNER, Katiúcia Regina Stertz. O 'sertanejo universitário' como expressão musical de uma dupla de adolescentes: processo de aproximação e aprendizagem. 2014. 32 f., il. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Primavera do Leste-MT, 2014.
Resumo: O sertanejo universitário tem ganhado grande destaque no cenário musical nacional e regional no Brasil. Esta pesquisa procura compreender a forma como se deu a aproximação de uma dupla de adolescentes com o estilo musical, derivado do sertanejo, quais as influências percebidas que levaram à aprendizagem musical, assim como as dificuldades encontradas com relação à aprendizagem informal e formal. Os autores que guiaram esta busca foram Zan (2004) com os novos hibridismos da música sertaneja; Wille (2003) com as vivências musicais formais, não formais, e informais dos adolescentes e Santos (2012) com um estudo sobre a construção do gosto a partir das relações entre jovens estudantes de Itumbiara-GO e o sertanejo universitário. A metodologia foi orientada por Bodgan e Biklem (1994) no que se refere à investigação qualitativa. Os resultados explicitaram a ineficiência do ensino formal em fornecer subsídios para a aprendizagem do sertanejo universitário por parte da dupla de adolescentes, que deu preferência ao ensino informal e à prática autodidata para o desenvolvimento de sua expressão musical. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The university has gained great prominence backcountry in national and regional music scene in Brazil. This research seeks to understand how it took the approach of a pair of teenagers with musical style derived from the backcountry, which influences perceived that led to musical learning, as well as the difficulties encountered in relation to formal and informal learning . Authors who have guided this search Zan (2004) with new hybrids of country music; Wille (2003) with formal, non-formal and informal musical experiences of teenagers and Santos (2012) with a study on the construction of taste from the relationships between young students Itumbiara -GO and university backcountry. The methodology was driven Bodgan and Biklem (1994) with regard to the qualitative research. The results explained the inefficiency of formal education in providing subsidies for learning backcountry university by the duo of teens who gave preference to informal learning and self-taught to develop their musical expression practice.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014.
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