Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9945
Título: | Aprender a tocar violão : estudo e prática formal e informal |
Autor(es): | Felipe, Marcelo de Assis |
Orientador(es): | Mateiro, Teresa |
Assunto: | Violão - instrução e estudo Música - instrução e estudo |
Data de apresentação: | 22-Nov-2014 |
Data de publicação: | 16-Mar-2015 |
Referência: | FELIPE, Marcelo de Assis. Aprender a tocar violão: estudo e prática formal e informal. 2014. 25 f. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Anápolis-GO, 2014. |
Resumo: | A presente pesquisa teve origem na busca pelo entendimento dos processos de aprendizagem do violão fora do contexto escolar e dentro dele, quais os procedimentos e escolhas adotados por uma pessoa que começa a tocar violão sem ter frequentado aulas desse instrumento, quais os principais fatores que influenciam esse aprendizado aqui denominado como processo de aprendizado informal. Em segunda instância são abordados os fatores que levam esse mesmo aluno pela busca do ensino formal, com regularidade e sistematização em um ambiente escolar musical. O estudo teve abordagem qualitativa, pois centrou-se na investigação de um aluno de violão, destacando a sua trajetória com a música e suas escolhas para aprender a tocar o instrumento. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada. O roteiro da entrevista consistia de perguntas sobre como a música se configura na vida do aluno, como se deu seus primeiros contatos com o instrumento, sua forma de estudo dentro do processo formal e informal. A entrevista foi transcrita e os dados foram analisados á luz dos temas centrais: Como o estudo e a prática formal e informal do violão se justapõe e se complementam, qual a influência e contribuição de amigos e familiares no desenvolvimento musical do aluno. Os dados sinalizaram como os processos formais e informais são tratados pelos autores e pelo aluno entrevistado. Como estes se relacionam e se complementam, com o intuito de realizar um ensino e aprendizado que se justapõe a contemporaneidade sem perder a qualidade e o prazer do fazer musical. Como resultados apontam-se três fatores essenciais para a busca do aprendizado do violão: a socialização, a influência de pessoas próximas e o acesso ao instrumento. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This research originated in the search for understanding of the processes of learning the acoustic guitar outside of school and inside it, which procedures and choices adopted by a person who begins to play acoustic guitar without having attended lectures of this instrument, which are the main factors influencing this learning here termed as informal learning. On appeal examines the factors driving this same student for the pursuit of formal education with regularity and systematization in a music school. The study had a qualitative approach because it focused on the investigation of an acoustic guitar student, highlighting his path with his song choices and to learn how to play the instrument. Data were collected through semi-structured interviews. The interview consisted of questions about how music is represented as the student's life, how was your first contact with the instrument, a form of study within the formal and informal process. The interview was transcribed and the data were analyzed in the light of the central issues: How the study and practice of formal and informal acoustic guitar is juxtaposed and complemented, the influence and contribution of family and friends in the musical development of students. The data signaled as the formal and informal processes are treated by the authors and the student respondent. How they relate and complement each other, in order to conduct a teaching and learning which juxtapose contemporaneity without losing the quality and pleasure of music making. The results suggest there are three key factors for the pursuit of learning guitar: socialization, the influence of people nearby and the access to the instrument. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons