Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9937
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_SandroCarlinhosRockembach.pdf1,39 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estratégias de aprendizagem coletiva de violão: um estudo com estudantes de nível intermediário de um projeto em Primavera do Leste/MT.
Autor(es): Rockembach, Sandro Carlinhos
Orientador(es): Rasslan, Manoel Câmara
Assunto: Violão - instrução e estudo
Música - instrução e estudo
Data de apresentação: 22-Nov-2014
Data de publicação: 12-Mar-2015
Referência: ROCKEMBACH, Sandro Carlinhos. Estratégias de aprendizagem coletiva de violão: um estudo com estudantes de nível intermediário de um projeto em Primavera do Leste/MT. 2014. 41 f., il. Monografia (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Primavera do Leste-MT, 2014.
Resumo: Este artigo apresenta os resultados da pesquisa feita com o intuito de se identificar, conhecer e classificar as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos alunos de nível intermediário em aulas coletivas de violão no Projeto em Música de Primavera do Leste/MT. Para tanto, procurou-se com o presente trabalho identificar e classificar possíveis estratégias de aprendizagem utilizadas por estes alunos, assim como conhecer o contexto em que essas estratégias são utilizadas. Para a investigação foi feita uma pesquisa de caráter qualitativo, para a qual foram selecionados três estudantes, e com eles realizada a coleta de dados por meio de entrevistas semiabertas registradas em vídeo. Com base na classificação de estratégias de aprendizagem desenvolvida por Jorgensen (2004), procuramos perceber nos dados coletados através de entrevistas quais as estratégias adotadas por esses alunos e categorizá-los de acordo com o referencial deste autor. Em conclusão a investigação aponta que os alunos de violão utilizam determinadas estratégias de aprendizagem, aplicando-as de forma coerente à resolução pretendida dos problemas, mas ainda havendo muita dependência dos mesmos nas orientações de seu professor. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article presents the results of the survey in order to identify, understand and classify learning strategies used by students of intermediate level in-group guitar lessons at Music Project in Primavera do Leste / MT. For both, we sought to present work to identify and classify possible learning strategies used by these students, as well as knowing the context in which these strategies are used. To research a survey was made of qualitative character, for which three students were selected, and they performed the data collection through semi-open interviews recorded on video. Based on the classification of learning strategies developed by Jorgensen (2004), we seek to understand the data collected through interviews which strategies adopted by these students and categorize them according to the benchmark this author. In conclusion, the research suggests that students’ guitars use certain learning strategies and apply them consistently to the desired resolution of the problems, but there is still much dependence on them in guidance of his teacher.
Informações adicionais: Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons