Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9935
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JosianeQueirozDeOliveira.pdf923,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O planejamento pedagógico em aulas de música nos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva de uma professora pedagoga
Autor(es): Oliveira, Josiane Queiroz de
Orientador(es): Montenegro, Guilherme Farias de Castro
Assunto: Projeto político-pedagógico
Música - instrução e estudo
Ensino fundamental - música
Data de apresentação: 22-Nov-2014
Data de publicação: 12-Mar-2015
Referência: OLIVEIRA, Josiane Queiroz de. O planejamento pedagógico em aulas de música nos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva de uma professora pedagoga. 2014. 38 f. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Sena Madureira-AC, 2014.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso consiste em uma pesquisa qualitativa cujo objetivo geral foi conhecer o planejamento pedagógico de uma professora pedagoga sobre as aulas de música do Ensino Fundamental 1 em uma escola pública do Acre. Para a realização desse estudo, foi selecionada uma professora pedagoga que trabalhasse com o ensino de música por, pelo menos, um ano nesse nível educacional e que concordasse em participar da pesquisa espontaneamente. Para a discussão teórica, o conceito de planejamento pedagógico foi abordado na perspectiva de Thomazi (2009). Para responder ao objetivo proposto, foi adotada a entrevista semi-estruturada como técnica de coleta de dados. Nos resultados, o planejamento pedagógico da professora está associado ao espaço de coordenação docente, onde é possível à professora: interagir com os colegas, elaborar planos de aula e material didático e consultar documentos relacionados ao ensino de música. A professora aponta, também, as dificuldades da inserção da Música no espaço escolar, aparentemente confirmando um status de disciplina desprestigiada, inclusive no currículo escolar do Ensino Fundamental 1 e no projeto político-pedagógico da escola. Dessa forma, apesar da obrigatoriedade do ensino musical escolar, assegurado pela lei 11.769/2008, os seus conteúdos acabam diluídos na antiga disciplina de Educação Artística, que valoriza as outras linguagens artísticas: artes visuais, teatro e dança. É identificada, também, a ausência de formação musical durante o curso de licenciatura em Pedagogia da professora entrevistada, que recomenda a inclusão de conteúdos musicais específicos nesses cursos superiores, e aponta a importância da formação continuada de professores pedagogos em atuação nas escolas de Ensino Fundamental 1. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This final paper is a qualitative research that had the general aim to know the pedagogical planning of a pedagogue teacher concerning her music classes for Elementary students in a public school in Acre. In order to make this study, the teacher selected had been working with music teaching, for at least one year, with the same grade and that agreed spontaneously to take part in the research. Concerning the theoretical discussion, the concept of pedagogical planning from the perspective of Thomazi (2009) was taking into consideration. To answer the proposed goal, the semistructured interview was used to collect data. In the results, the teacher’s pedagogical planning is associated to the space of teacher’s coordination, where it is possible for the teacher to interact with other coworkers, elaborate class planning and teaching material and check documents related to music teaching. The teacher has also pointed out the difficulties of inserting Music in the school space, confirming its status of discredited subject, including in the school curriculum of Elementary School and in the politicalpedagogical school project. Thus, although music is a mandatory subject at school, according to Law 11,769/2008, its contents are all diluted in the Artistic Education, which valued the artistic languages: visual arts, theatre and dancing. It is also noticed that there is no musical education during the Pedagogy Degree of the interviewed teacher, that recommends the inclusion of specific musical contents at the university courses, and she mentions the importance of continued education of pedagogue teachers working for Elementary School.which valued the artistic languages: visual arts, theatre and dancing. It is also noticed that there is no musical education during the Pedagogy Degree of the interviewed teacher, that recommends the inclusion of specific musical contents at the university courses, and she mentions the importance of continued education of pedagogue teachers working for Elementary School.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons