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Título: Facilidades e dificuldades de conteúdos e atividades musicais sob a óptica de uma professora de Artes Visuais do nível fundamental
Autor(es): Cruz, Eva Nice Guedes de Paiva
Orientador(es): Santos, Regina Antunes Teixeira dos
Assunto: Atividades musicais
Música - instrução e estudo
Música na educação
Professores de arte
Data de apresentação: 22-Nov-2014
Data de publicação: 12-Mar-2015
Referência: CRUZ, Eva Nice Guedes de Paiva. Facilidades e dificuldades de conteúdos e atividades musicais sob a óptica de uma professora de Artes Visuais do nível fundamental. 2014. 37 f. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Arinos-MG, 2014.
Resumo: O escopo do presente trabalho é a música em aula de Artes como componente curricular obrigatório, mas não exclusivo. O objetivo do mesmo foi investigar as potencialidades e dificuldades em relação à(s) música(s) nas aulas de Artes, sob a óptica de uma professora de Artes Visuais de nível fundamental. A justificativa da presente pesquisa reside na necessidade de reflexão sobre realidades presentes no cotidiano escolar das práticas de ensino de Artes, incluindo Música, tendo em vista a obrigatoriedade do conteúdo Música, como componente curricular a partir da Lei Nº 11.769/08. A revisão de literatura abordou pesquisas referentes à atuação do professor não especialista em atividades envolvendo Música, e em particular aquelas envolvendo o professor de Artes. A pesquisa foi de natureza qualitativa e envolveu duas técnicas de coleta de dados: a entrevista semiestruturada e a entrevista de estimulação. As atividades apresentadas na entrevista de estimulação foram originadas a partir dos depoimentos acerca dos conteúdos de e sobre musica que a professora investigada mencionou na primeira entrevista. Essa última permitiu observar e refletir sobre a potencial abertura da professora de Artes frente a atividades musicais sugeridas e estimuladas percebendo assim, que o maior obstáculo dessa professora é a não formação especializada em música. A professora investigada demonstrou boa vontade e ansiedade em implantar em suas aulas de Artes, atividades que explorem e aumentem a experiência musical de seus alunos, apesar de sentir a carências de material de apoio didático, recursos disponíveis e espaço adequado para a realização das aulas de música. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The scope of this work is the music in art class with teacher not an expert on music. The purpose of it was to investigate the potential and difficulties in relation to (s) song (s) in the class of Visual Arts, from the perspective of a teacher in elementary level. The rationale of this research is the need to reflect on realities in everyday school life teaching practices of arts, including music, in view of the requirement of Music as a curriculum component from the Law No. 11,769 / 08. The literature review addressed research related to the performance of non- specialist teacher in activities involving music, and in particular those involving the Arts teacher. The research was qualitative in nature and involved two techniques of data collection: semi-structured interview and the interview of stimulation. This latter allowed us to observe and reflect on the potential opening of the teacher facing the suggested and encouraged musical arts activities as they realize that the biggest obstacle is not that teacher training. The investigated teacher demonstrated willingness and eagerness to deploy in their Art lessons, activities that explore and enhance the musical experience of their students despite feeling the didactic support material needs, available resources and adequate space for the holding of classes music.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014.
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