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Título: Oficinas de música na comunidade de São Sebastião – DF : uma perspectiva inclusiva para o processo de ensino e aprendizagem musical
Autor(es): Rosa, Francisco de Assis Soares
Orientador(es): Ferlim, Uliana Dias Campos
Assunto: Inclusão social
Música - instrução e estudo
Oficina de música
Data de apresentação: 22-Nov-2014
Data de publicação: 12-Mar-2015
Referência: ROSA, Francisco de Assis Soares. Oficinas de música na comunidade de São Sebastião – DF: uma perspectiva inclusiva para o processo de ensino e aprendizagem musical. 2014. 25 f. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília-DF, 2014.
Resumo: O presente trabalho apresenta um relato sobre a implantação e desenvolvimento do Projeto de educação musical “REPERCUSSÃO SOCIAL” que ocorre desde 2013 na cidade de São Sebastião DF, oferecendo para comunidade aulas gratuitas de bateria, violão, percussão, teclado, teoria musical e prática de conjunto.O projeto conta com apoio da Secretaria de Cultura e seu programa, o FAC (Fundo de Apoio a Cultura), e um acordo entre os proponentes do projeto e uma escola de educação básica, o Centro de Ensino Fundamental São José. Esta pesquisa tem como objetivo investigar como os participantes do projeto avaliam a oportunidade de aprender música na escola,como ocorre a aprendizagem musical neste contexto,como os participantes se engajam nas atividades,que tipos de ações eles valorizam eo que eles acreditam que aprendem. O referencial teórico adotado é baseado nas obras de Kleber (2011), Benedetti (2011), Koellreutter, autores consagrados na área de pesquisa em práticas sociais e processos educativos.Na área de educação musical foram adotados as obras de Lucy Green (1997) e Cruvinel (2008). O método de pesquisa utilizado para a coleta dos dados se deu por meio da pesquisa qualitativa. Foram entrevistados quatro participantes através da utilização de entrevistas semi-estruturadas. A partir da análise dos dados constatou-se que os que os participantes valorizam o projeto e que essas iniciativas são importantes, pois há uma carência de escolas de música na cidade.A aprendizagem musical ocorre forma coletiva eo que os participantes mais valorizam na aprendizagem são a coletividade e o repertório com músicas cotidianas e conhecidas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper presents a report on the implementation and development of the Project for Music Education "SOCIAL IMPACT" occurring since 2013 in the city of São Sebastião DF, offering the community free drum lessons, guitar, percussion, keyboard, music theory and practice together.The project has support from the Department of Culture and its program, the FAC (support Fund for Culture), and an agreement between the project proponents and a school of basic education, the Center Elementary School São José. This research aims investigate how project participants evaluate the opportunity to learn music in school,how musical learning occurs in this context,how participants engage in activities. What types of actions they value? What they believe they learn? The theoretical approach is based on the works of Kleber (2011), Benedetti (2011), Koellreutter, renowned authors in the area of research in social practices and educational processes.About Music Teaching, works like (1998) Swanwick (2003) were adopted and Lucy Green (1997). The research method used for data collection was done through qualitative research. Four participants were interviewed using semi-structured interviews. From the data analysis it was observed that participants value the project and that these initiatives are important because a lack of music schools in the city.Musical learning is collective and the participants most value in learning community the repertoire with everyday and familiar songs.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014.
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