Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9932
Título: | Motivação para tocar na banda : um estudo com dois alunos da Banda Marcial do Colégio Sergio Fayad Generoso em Formosa-GO |
Autor(es): | Carmo, Claudionor Crisostomo Do |
Orientador(es): | Beltrame, Juciane Araldi |
Assunto: | Bandas (Música) Música na educação |
Data de apresentação: | 22-Nov-2014 |
Data de publicação: | 12-Mar-2015 |
Referência: | CARMO, Claudionor Crisostomo Do. Motivação para tocar na banda: um estudo com dois alunos da Banda Marcial do Colégio Sergio Fayad Generoso em Formosa-GO. 2014. 38 f., il. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Formosa-GO, 2014. |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral: investigar as motivações dos alunos em participar da banda marcial do colégio Sergio Fayad Generoso em Formosa GO. Os objetivos específicos consistem em: compreender porque os alunos escolhem iniciar sua participação na banda da escola; analisar como os alunos escolhem seus instrumentos dentro da banda; observar como os alunos se relacionam com o repertório e as apresentações. A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa tendo como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada realizada com dois alunos, sendo um rapaz e uma menina. Dentre os autores escolhidos para dialogar com os dados das entrevistas estão: Cislaghi (2009); Silva (2012); Lorenzet e Tozzo (2009). Ao final desse trabalho foi possível observar que essencialmente dois fatores podem ser considerados como motivação para os alunos participarem na banda marcial estudada, dente eles: as influências familiares e a oportunidade de aprender a tocar instrumentos musicais foram os fatores mais evidentes neste estudo. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This work of completion has the general objective: to investigate the motivations of students to participate in the college marching band Fayad Sergio Generoso Taiwan GO. The specific objectives are to: understand why students choose to begin their participation in the school band; analyze how students choose their instruments within the band; observe how students relate to the repertoire and presentations. The survey was conducted from a qualitative approach to data collection technique semistructured interview conducted with two students, one boy and one girl. Among the authors chosen to engage with the data from the interviews are: Cislaghi (2009); Silva (2012); Tozzo, Lorenzet (2009). At the end of this work it was observed that several factors may be considered as motivation for students to participate in marching band studied, clove them: family influences and the opportunity to learn to play musical instruments were the most obvious factors in this study. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons