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Título: As relações entre as preferências cotidianas de estudantes de instrumento com aquelas de seu repertório em estudo
Autor(es): Oliveira, Roni Rodrigues de
Orientador(es): Santos, Regina Antunes Teixeira dos
Assunto: Preferências musicais
Música - instrução e estudo
Música - estilos musicais
Estudantes - música
Data de apresentação: 22-Nov-2014
Data de publicação: 12-Mar-2015
Referência: OLIVEIRA, Roni Rodrigues de. As relações entre as preferências cotidianas de estudantes de instrumento com aquelas de seu repertório em estudo. 2014. 44 f., il. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Formosa-GO, 2014.
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar preferência musical de jovens instrumentista/vocalista com relação ao repertório estudado na escola música, em Formosa-GO. Foram entrevistados 14 alunos de 13 a 20 anos de idade, onde 57% eram do gênero masculino e 47% do sexo feminino. O método de pesquisa utilizado foi o survey, onde os alunos responderam um questionário autoadministrado adaptado inspirado da pesquisa Lamont e Webb (2009). A natureza de pesquisa envolve um delineamento misto; qualitativo e quantitativo. Os resultados apontaram uma maior preferência pelo gospel, rock, MPB, evidenciando também menos preferidos funk, rap e chorinho. A análise mostrou que tanto a convivência com o meio sociocultural como fatores relativos à concepção de música como distração/lazer parecem levar os jovem a escolher e preferir uma dada música: 35% dos estudantes investigados preferem e escolhem musicas para se acompanhar ao cantar. A relação entre o estudo e aprendizagem do repertório instrumental e a eventual mudança de perspectiva quanto a escolhas e preferencias musicais puderam ser classificados em duas grandes categorias: (i) não mudou nada (5 entre os 14 participantes, ou seja, 35% da população investigada); ((ii) mudou e/ou ampliou a gama de opções de escolhas ( 8 entre os 14 participantes, ou seja 57% dos respondentes). Dessa forma os dados do presente survey apontam que mais da metade dos investigados consideram ter ampliado o leque de possiblidades de escolhas tendo em vista o conhecimento de outros repertórios (tanto em termos de gêneros como de estilos). _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The objective of this research was to investigate musical preference of young instrumentalist / vocalist with respect to repertoire studied in music school in Formosa-GO. 14 students were interviewed 13 to 20 years old where 57% were male and 47% female. The research method used was a survey where students completed a self-administered questionnaire adapted inspired research Lamont and Webb (2009). The nature of research involves a mixed design; qualitative and quantitative. The results showed a greater preference for gospel, rock, MPB, showing also less preferred funk, rap and choro. The analysis showed that both familiarity with the sociocultural environment as factors for designing music for distraction seem to lead the young to choose and prefer a particular song: 35% of students surveyed prefer and choose music to accompany the singing. The relationship between the study and learning of the instrumental repertoire and the eventual change of perspective on musical preferences and choices could be classified into two broad categories: (i) did not change anything (5 among 14 participants, or 35% of the population investigated); ((ii) changed and / or expanded the range of choice (8 among 14 participants, options i.e. 57% of the population investigated). Thus the data from this survey show that for more than half of surveyed feel they have expanded the range the possibilities of choices given the knowledge of other repertoires (in terms of both genders as styles).
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014.
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