Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9928
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_Wallace da Silva Patriarca.pdf341,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino técnico profissionalizante de bateria em uma escola de Goiânia: a metodologia dos professores atuantes.
Autor(es): Patriarca, Wallace da Silva
Orientador(es): Ferlim, Uliana Dias Campos
Assunto: Instrumentos musicais
Métodos de ensino
Bateria (Instrumento musical) - estudo e ensino
Data de apresentação: 22-Nov-2014
Data de publicação: 12-Mar-2015
Referência: PATRIARCA, Wallace da Silva. O ensino técnico profissionalizante de bateria em uma escola de Goiânia: a metodologia dos professores atuantes. 2014. 37 f. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Anápolis, 2014.
Resumo: Esta pesquisa trata do ensino da bateria no nível técnico profissionalizante de bateria em uma escola de Goiânia, e teve como objetivos investigar a metodologia dos professores atuantes, além de analisar como estes professores propõem o ensino da técnica do instrumento e verificar quais as concepções sobre o processo de ensino e aprendizagem do instrumento. Dentre as referências bibliográficas utilizadas encontram-se os estudos de Barsalini (2009), Bastos (2010), Faleiros (2000) e Paiva (2001). A pesquisa teve enfoque qualitativo (Sampieri, Collado e Lúcio, 2013) e utilizou um estudo de entrevistas com dois professores de bateria da instituição. Foi realizado um levantamento sobre a história da bateria e do ensino da bateria no Brasil que tradicionalmente está relacionada a aprendizagem não-formal e atualmente valorizam a formação acadêmica. Resultados indicaram que os professores se distanciam de um modelo de ensino calcado na “racionalidade técnica”, pois valorizam a flexibilidade, as subjetividades e a adaptação aos diversos contextos sociais. Valorizam a musicalidade do aluno e sua vivência musical. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research is about the vocational technical education of battery in a School of Goiânia, and aimed to investigate the methodology of the teachers that are working this year, besides analyzing how teachers teach and propose to their students the technique of that musical instrument. Among the references used are the studies of Barsalini (2009), Bastos (2010), Faleiros (2000) e Paiva (2001). The reaseach was a qualitative approach and it was made a study based in interviews with two teachers who teach in that school. It was made a study of the history of the battery and the battery teaching which is traditionally related to non-formal learning and in nowadays the academic culture has been valued. Results indicated that teachers don't teach based in the technical rationality anymore, because they value the flexibility, subjectivities and adaptation to different social contexts. They also appreciate the musicalitity and the experience of the student.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons