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Título: Os conteúdos e atividades musicais nas aulas de uma professora de Artes, em uma escola estadual de Unaí (MG).
Autor(es): Pires, Wellerson Sousa
Orientador(es): Santos, Regina Antunes Teixeira dos
Assunto: Música na educação
Professores de arte
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 12-Mar-2015
Referência: PIRES, Wellerson Sousa. Os conteúdos e atividades musicais nas aulas de uma professora de Artes, em uma escola estadual de Unaí (MG). 2014. 36 f. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Unaí-MG, 2014.
Resumo: O escopo do presente trabalho foca-se no conteúdo curricular música relatada por uma professora generalista, atuante em uma turma de 5º ano do ensino fundamental. O objetivo da presente pesquisa foi investigar atividades musicais contempladas nas aulas de Artes por uma professora generalista em uma escola estadual de Unaí (MG). A pesquisa constitui-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de uma entrevista semiestruturada com uma professora com 35 anos de experiência de ensino, trabalhando há 4 anos como generalista em uma escola estadual de Unaí (MG). Aspectos tais como papel da música nas aulas de Artes, atividades musicais e repertórios trabalhados em aulas foram discutidos à luz da literatura específica. Os dados revelaram que as atividades musicais são empregadas de acordo com o calendário cívico, em atividades que privilegiam os movimentos corporais (coreografia, por exemplo) ou que atuem de forma motivacional em contextos de interdisciplinaridade. Não houve relato de atividades musicais que explorassem aspectos intrínsecos às propriedades ou características dos conteúdos musicais. O presente trabalho confirma a necessidade urgente de políticas efetivas para formação de professores não especialistas em Música, para que as atividades musicais inseridas em sala de aula não se configurem meramente como uma ferramenta subsidiária de ensino ou meio de lazer no currículo escolar. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The scope of the present study focused on the curricular content of music regarding a generalist teacher, who works in a 5th grade class of the elementary cycle. The aim of this research was to investigate musical activities contemplated in the Arts classes by a generalist teacher in a state school of Unai (MG). The research consisted in a qualitative exploratory study. Data were collected through a semi structured interview. The school teacher had 35 years of professional experience and has been working in a state school in Unaí since four years ago. Aspects such as the role of music in Arts school, music activities and repertoire were discussed grounded on the specific literature. Data revealed that music activities were employed after civil calendar, in activities that promoted corporal movements (choreography, for instance) or which play a motivational role in interdisciplinary contexts. There was no report on music activities which exploited intrinsic aspect of the properties or characteristics of music content. The present study confirmed the urgent necessity of effective policies in the music education of non-specialist teachers in order to prevent that music activities play a secondary role for teaching or be used as leisure device within the school curriculum.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014.
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