Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9908
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_William Gláucio de Souza.pdf196,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A utilização do Youtube como ferramenta para o ensino e aprendizagem de guitarra : concepções de um músico-professor de instrumento
Autor(es): Souza, William Gláucio de
Orientador(es): Silva, Helena Lopes da
Assunto: Música - instrução e estudo
Instrumentos musicais
Guitarra
Redes sociais on-line
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 12-Mar-2015
Referência: SOUZA, William Gláucio de. A utilização do Youtube como ferramenta para o ensino e aprendizagem de guitarra: concepções de um músico-professor de instrumento. 2014. 21 f. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Goiânia-GO, 2014.
Resumo: O objetivo desse trabalho foi compreender a utilização do Youtube como ferramenta para o ensino e aprendizagem de guitarra a partir das concepções de um músico-professor. Dentre as referências bibliográficas utilizadas encontram-se os estudos midiáticos de Gohn (2002, 2003, 2007 e 2008) e os estudos com guitarristas de Garcia (2011). A entrevista semi-estruturada foi a ferramenta metodológica para a coleta de dados, na qual buscou-se compreender e interpretar as concepções trazidas no discurso do entrevistado acerca da ferramenta Youtube como potencial pedagógico e musical para o ensino da guitarra. Os resultados advindos da entrevista demonstraram que embora o músico-professor conheça a ferramenta, ele a utiliza apenas como um recurso de divulgação de seu trabalho, acesso facilitado aos vídeos e forma de avaliação do aluno, sem considerar o potencial do Youtube para a autoaprendizagem do instrumento. O estudo aponta o Youtube como uma ferramenta potencial para o aprimoramento dos músicos profissionais e para o ensino à distância, e, ressalta a necessidade da realização de mais pesquisas sobre o uso dessa ferramenta em diferentes contextos de educação musical, em especial, em espaços de ensino de instrumentos musicais. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The aim of this study was to understand the use of Youtube as a tool for teaching and learning electric guitar from a musician-teacher’s point of view. As references were used the media studies by Gohn (2002, 2003, 2007 and 2008) and a study on electric guitar players by Garcia (2011). A semi-structured interview was the methodological tool for data collection, in order to understand and interpret the concepts brought up in the interviewee’s discourse about Youtube as an educational and musical potential tool for teaching electric guitar. The results derived from the interview showed that although the musician-teacher knows the tool, he uses it only as a resource for divulgation of his work, easy access to videos and form of student evaluation, without considering the potential of Youtube for self-learning the instrument. The study points out the Youtube as a potential tool for the improvement of professional musicians and distance learning, and emphasizes the need to conduct more studies dealing with the use of this tool in different music education contexts, especially, in musical instruments teaching.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons