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Título: A articulação entre o projeto político pedagógico de uma escola pública do Distrito Federal e a Lei 11.769 /2008
Autor(es): Mendonça, Genaldo Fernandes De
Orientador(es): Mateiro, Teresa
Assunto: Projeto político-pedagógico
Música - instrução e estudo
Brasil. Lei n. 11.769, de 18 de agosto de 2008
Música na educação
Data de apresentação: 22-Nov-2014
Data de publicação: 12-Mar-2015
Referência: MENDONÇA, Genaldo Fernandes De. A articulação entre o projeto político pedagógico de uma escola pública do Distrito Federal e a Lei 11.769 /2008. 2014. 20 f. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília-DF, 2014.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar a possível articulação entre o Projeto Político Pedagógico de uma escola pública do Distrito Federal e a implantação da Lei 11.769/2008. Para tanto, por meio da análise do Projeto Político Pedagógico, foi importante saber como e de que forma a educação musical está inserida nesse ambiente escolar. A metodologia adotada foi a pesquisa com abordagem documental, pois considerou como fontes de informação o Projeto Político Pedagógico e o Relatório de Estágio Supervisionado em Música 03, escrito por este pesquisador. A referida escola, chamada de Fênix neste trabalho, em sua ação central no Projeto Integral realiza as atividades educacionais de acordo com as articulações promovidas pelo poder público, nas quais são desenvolvidas por intermédio de várias oficinas oferecidas aos alunos como atividades extracurriculares. Essas oficinas foram inseridas na escola para suprir as necessidades da “Educação Integral”, que constitui uma estratégia provisória para a efetivação da expansão da jornada escolar. O PPP não prevê ações para implementação do conteúdo de música na disciplina de arte, conforme disposto na Lei 11.769/2008. Durante o período em que estagiei, a referida lei ainda não estava sendo respeitada nem tampouco conhecida por boa parte dos gestores das escolas públicas que, por sua vez, estão criando projetos paliativos como as oficinas de violões e contratando monitores das comunidades, ao invés de estarem requisitando do governo, por meio de concursos públicos, professores gabaritados e licenciados em música para o ensino da educação musical escolar. Este trabalho tem como conclusão: a urgência na implantação da Lei 11.769/2008, a necessidade de haver professores com formação em Educação Musical e o incentivo da escola na participação da comunidade. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The objective of this study was to investigate the possible connection between the Pedagogical Political Project of a public school in the Federal District and the implementation of Law 11.769 / 2008. Therefore, through the analysis of Project Political, was important to know how and how music education is part of this school. The methodology included documentary research approach because considered as sources of information the Pedagogical Political Project and the Training Report Supervised 03 in Music, written by this researcher. In That school, called Phoenix in this work, in its central action in Integral Project, conducts educational activities according to the joints promoted by the government, in which are developed through various workshops offered to students as extracurricular activities. These workshops were included in the school to meet the needs of "Integral Education", which is an interim strategy for effective expansion of the school day. The PPP does not provide for actions to implement the music content in the art of discipline, according to Law 11.769 / 2008. During the period of internship, this law was not being respected nor known by most public school managers who, in turn, are creating palliative projects such as the workshops of guitars and hiring monitors communities, rather than are requesting the government, through public tenders, guideposts and graduated in music for teaching school music education. This work is completed: the urgency in the implementation of Law 11.769 / 2008, the need for teachers with degrees in Music Education and the school encourage community participation.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014.
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