Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9892
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FranciscoGladestoneMatiasMorenoFilho.pdf1,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Planejamento de materiais em uma instituição pública do Distrito Federal
Autor(es): Moreno Filho, Francisco Gladestone Matias
Orientador(es): Câmara, Átila Rabelo Tavares da
Assunto: Setor público
Planejamento de materiais
Data de apresentação: 13-Fev-2015
Data de publicação: 10-Mar-2015
Referência: MORENO FILHO, Francisco Gladestone Matias. Planejamento de materiais em uma instituição pública do Distrito Federal. 2015. 129 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração Pública)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo desse estudo é analisar o conjunto de procedimentos ligados ao planejamento de materiais no âmbito de uma Organização Pública do Distrito Federal, a fim de identificar novas práticas que possam superar os gargalos comumente gerados pelas imposições normativas inerentes ao tema e pelos problemas tradicionais das atividades logísticas no setor público. Com base em autores como Ballou (2006), Wanke (2003) e Rosa (2011), o estudo levou em consideração a coleta de dados por meio de pesquisa documental, observações e entrevistas realizadas com profissionais dos setores afetos à gestão de materiais na organização pesquisada, chegando à conclusão de que, dentre outros fatores, a reorganização dos serviços internos de compra de forma mais centralizada; a realização de contratações preferencialmente por registro de preços, associados, quando possível, a contratos de fornecimento parcelado; e o tratamento adequado para os materiais de manutenção, reparo e operações - inclusive se utilizando de aquisições por suprimentos de fundos para os materiais deste gênero que sejam de baixíssimo consumo - são fatores críticos de sucesso para um efetivo planejamento de materiais na Instituição pesquisada.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Diretoria de Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Programa Nacional de Formação em Administração Pública, Universidade de Brasília, 2015.
Aparece na Coleção:Administração Pública



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons