Título: | As identidades dos moradores do Distrito Federal : estudo de caso nas cidades atendidas pelo sistema metroviário de transporte |
Autor(es): | Soares, Eriwelton Alves da Silva |
Orientador(es): | Peluso, Marília Luiza |
Assunto: | Distrito Federal (DF) - sistema metroviário Identidade social Representações sociais Distrito Federal (DF) - transporte público Ceilândia (DF) Taguatinga (DF) Águas Claras (DF) Guará (DF) Samambaia (DF) |
Data de apresentação: | Dez-2013 |
Data de publicação: | 9-Mar-2015 |
Referência: | SOARES, Eriwelton Alves da Silva. As identidades dos moradores do Distrito Federal: estudo de caso nas cidades atendidas pelo sistema metroviário de transporte. 2013. 66 f., il. Monografia (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O Distrito Federal é dotado de uma heterogeneidade de aspectos sociais, tais como a diferenciação do nível de escolaridade e renda, sendo que essa última é espacialmente nítida. O eixo do sistema metroviário de transporte urbano atende seis Regiões Administrativas do DF e consolida uma área de intensos fluxos, que apresenta indicadores sócio-espaciais divergentes. Considerando que o processo de formação da Identidade social e das representações sociais, de forma geral, é permeado por relações de poder, o presente trabalho visa explicar as Representações Sociais dos moradores das Regiões Administrativas atendidas pelo sistema metroviário de transporte público, dando foco, tanto na visão apresentada dos moradores sobre a própria cidade, quanto nas visões das demais RA’s. Para alcançar tal objetivo o presente trabalho partirá da caracterização histórica do Território do Distrito Federal e a consolidação das Regiões Administrativas do eixo do metrô, fazendo também uso dos dados do Censo de 2010, e na Pesquisa Distrital de Amostras de Domicílios, de 2011, além dos dados colhidos em campo, através de questionários, com a finalidade de apontar as representações sociais. |
Abstract: | The Federal District of Brazil is endowed with heterogeneous social aspects, such as differentiation of education and income, that’s visible in the spatial organization of the city. The axis of the urban subway system, which attends to six Administrative Regions, characterizes an area of intense flux of people, and present different social indicators. Considering that the process of formation of identity and of the social representations is, normally, associated to power relations and domination, this current study, aims to explain the social representations of the residents from the Administrative Regions served by the subway system. The present study shall present the historical formation of the territory of the Federal District of Brazil, and shall support with the data from the 2010 Census, and the District Survey of Households, from 2011, and also the field results, obtained through questionnaires applied in the Subway stations. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2013. |
Aparece na Coleção: | Geografia
|