Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9857
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LuanaRodriguesSantos.pdf977,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A dinâmica socioespacial de Tucuruí a partir da construção da usina hidrelétrica
Autor(es): Santos, Luana Rodrigues
Orientador(es): Mesa, Glória Maria Vargas Lopez de
Assunto: Usinas hidrelétricas
Tucuruí (PA)
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 6-Mar-2015
Referência: SANTOS, Luana Rodrigues. A dinâmica socioespacial de Tucuruí a partir da construção da usina hidrelétrica. 2014. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho analisa a construção do espaço relacionada à construção da hidrelétrica de Tucuruí e seus impactos/consequências na atual configuração espacial do município de Tucuruí. Neste contexto, é feito um levantamento das ações de atores governamentais no processo de configuração espacial de Tucurí desde o período anterior a construção da hidrelétrica, para que assim, se possa partir para a análise da construção e dos efeitos da usina. Para tanto, algumas perguntas norteiam este trabalho: Quê mudanças ocorreram no espaço com a construção da hidrelétrica? Quem realizou essas mudanças? E como foram realizadas? Parte do pressuposto de que a configuração do espaço é bastante dinâmica, ao longo do tempo passa por inúmeras transformações materiais e (re)significações. Um projeto na proporção da usina hidrelétrica de Tucurui, dado seu longo período de implantação, produz uma verdadeira diferenciação de impactos no decorrer do tempo. A região sofreu uma reestruturação/reorganização do seu espaço em função do período de construção, o que acarretou impactos negativos. Também significou uma deficiência infraestrutural e de equipamentos urbanos para a maioria dos moradores das periferias de Tucuruí. Uma vez em operação, a usina criou novas e profundas alterações no espaço de Tucuruí (re)significando-o, como por exemplo, o acelerado crescimento urbano, aumento do contingente populacional entre outros.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2014.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons