Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9852
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GustavodeAlmeidaBorgesBarcelos.pdf6,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Embriões da transformação? A dinâmica dos movimentos sociais urbanos na produção do espaço do Distrito Federal
Autor(es): Barcelos, Gustavo de Almeida Borges
Orientador(es): Penna, Nelba Azevedo
Assunto: Movimentos sociais
Espaço urbano
Distrito Federal (DF) - movimentos sociais
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 6-Mar-2015
Referência: BARCELOS, Gustavo de Almeida Borges. Embriões da transformação? A dinâmica dos movimentos sociais urbanos na produção do espaço do Distrito Federal. 2013. 104 f., il. Monografia (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O objetivo deste trabalho é compreender as possibilidades e limites de um movimento social urbano perpassar o horizonte de contestação pontual (moradia) e modificar ou transformar as relações sócio-espaciais de produção e, consequentemente, mudar os processos e formas do/no urbano capitalista. Neste entendimento, é feito um estudo dos movimentos sociais urbanos a partir da teorização do espaço como produto, meio e condição para a reprodução da sociedade. Por isso os movimentos urbanos são analisados tendo como ponto de partida e de chegada a teorização sobre dialética sócio-espacial e práxis político-espacial. Neste sentido, analisa-se a prática dos movimentos em conjunto com a discussão das diferenças de contexto sócio-espacial e dos processos no espaço urbano de décadas passadas para a temporalidade atual. São elencados como estudo de caso dois movimentos sociais urbanos do Distrito Federal: os Incansáveis Moradores de Ceilândia, da década de 1970/1980, e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), de fins da primeira década do século XXI. Os movimentos são estudados a partir de levantamento de fontes bibliográficas e através de análise de conteúdo a partir de entrevistas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2013.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons