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dc.contributor.advisorSales, Jonas de Lima-
dc.contributor.authorAlencar, Kalil-
dc.identifier.citationALENCAR, Kalil. Do corpo que sou: a comunicação corporal como proposta educacional. 2014. 38 f. Monografia (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2014.en
dc.description.abstractEste trabalho busca desenvolver uma relação funcional e pedagógica entre a comunicação corporal e a educação. Com esta perspectiva, surge a necessidade do desenvolvimento de uma proposta educacional que relacione a expressão corporal, e suas respectivas “simbolizações”, ao ensino das Artes Cênicas. Desta forma, estabeleceu-se uma pesquisa que passeia por diversas áreas - como a Filosofia, Linguística e Psicologia – no intuito de compreender o que o corpo comunica, como essa comunicação se estabelece e como inseri-la no contexto pedagógico. A aplicação desta proposta ocorreu no Centro de Ensino Médio Asa Norte – CEAN, com turmas de segundo ano, utilizando princípios da Pedagogia Simbólica, desenvolvido por Carlos Byington, tendo o corpo como “instrumento” de simbolização. A descrição deste processo, assim como sua correspondência teórica, se encontra aqui apresentada em três partes distintas. No primeiro capítulo, abordarei as questões relativas à comunicação corporal, o entendimento de seus mecanismos de expressão e suas capacidades simbólicas. No segundo capítulo, encontramos o relato da experiência desenvolvida no espaço escolar. E, no terceiro capítulo, intenciono estabelecer uma discussão sobre o desenvolvimento desta proposta corporal. Objetiva-se assim, com este trabalho, promover o entendimento do corpo e suas expressividades para além do teatro, para dentro do cotidiano. ___________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis work seeks to develop a functional and pedagogical relationship between body communication and education. With this perspective, there is need to develop an educational proposal that relates the body language, and their respective "symbolization", to the teaching of Performing Arts. Thus, we established a research that travels through several areas - such as philosophy, linguistics and psychology - in order to understand what the body communicates, how this communication is established and how to insert it in the pedagogical context. The implementation of this proposal occurred in the Centro de EnsinoMédioAsa Norte – CEAN, with groups of second year, using principles of Symbolic Pedagogy, developed by Carlos Byington, taking the body as a "tool" of symbolization. The description of this process, as well as its theoretical correspondence, is presented here in three parts. In the first chapter, I will discuss issues related to body communication, understanding their mechanisms of expression and its symbolic capabilities . In the second chapter we find the account of the experience developed within the school . And, in the third chapter, I seek to establish a discussion of the development of this proposed body . The purpose is therefore, in this work, promote understanding of the body and its expressiveness beyond the theater, into the everyday.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordComunicação corporalen
dc.subject.keywordArtes cênicas - ensinoen
dc.subject.keywordExpressão corporalen
dc.titleDo corpo que sou : a comunicação corporal como proposta educacionalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2015-03-06T16:44:41Z-
dc.date.available2015-03-06T16:44:41Z-
dc.date.issued2015-03-06T16:44:41Z-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9849-
dc.language.isoPortuguêsen
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