Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9847
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LucianoCesarDeOliveira.pdf5,26 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDella Giustina, Fabiana Marroni-
dc.contributor.authorOliveira, Luciano César De-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Luciano César De. Trupe Por um Fio: um caminho para a multiplicação de conhecimento. 2013. 93 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2013.en
dc.description.abstractO presente trabalho consiste na descrição da história da Trupe Por um Fio, contada a partir da trajetória do autor e estruturada na proposta do monomito de Campbell. Exploram-se a partir dessa trajetória conceitos como o processo colaborativo de criação artística, a criação de autonomia, o ensino horizontal, a multiplicação de conhecimento, a gestão de um grupo teatral, o uso da ludicidade e de ferramentas de registro pessoal no aprendizado e o desenvolvimento pessoal através da arte. Inicia com o contato do autor com as Artes Cênicas no ensino básico e em seguida no ensino superior, continua com a criação da Trupe Por um Fio, a integração dos conhecimentos dos diversos membros, as experiências com o processo colaborativo de criação, as dificuldades enfrentadas pelo grupo e sucessos conquistados, durante a criação e apresentação de espetáculos e finaliza com os desdobramentos e passos futuros da Trupe Por um Fio. Entremeado a essa narrativa, estão sugeridas associações entre a trajetória dos alunos durante seu aprendizado e a estrutura do monomito, auxiliando o educador a visualizar a importância de cada etapa para a formação do aluno, quais dificuldades podem surgir no processo e quais conhecimentos podem ser construídos em cada uma das etapas. Tem como objetivos exemplificar uma forma de trabalho que poderia, através do ensino informal, suprir algumas carências do ensino de Artes Cênicas nas escolas públicas e apoiar o estudo de arte nas universidades.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordTrupe Por um Fioen
dc.subject.keywordCriação artísticaen
dc.subject.keywordArtes cênicas - ensinoen
dc.titleTrupe Por um Fio : um caminho para a multiplicação de conhecimentoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2015-03-06T16:23:39Z-
dc.date.available2015-03-06T16:23:39Z-
dc.date.issued2015-03-06T16:23:39Z-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9847-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1The present work consists of the description of the story of the theatre group “Trupe Por um Fio”, told from the author’s perspective and structured in the proposal of the monomyth by Campbell. From this trajectory, some concepts are explores, such as collaborative process in artistic creation, the development of autonomy, horizontal teaching, knowledge multiplying, theatre group management, and the usage of personal record tools and ludicity in learning. It starts with the author’s contact with Performing Arts at the basic education and, then, at the higher education; continues with the foundation of “Trupe Por um Fio”, integration of knowledge from the group members, experiences with collaborative process in artistic creation, difficulties faced by the group and achieved successes, during plays creation and presentation, and ends with the expansion and future steps of “Trupe Por um Fio”. Permeated to this narrative, there are suggested associations between the students trajectory during their learning and the monomyth structure, assisting the educator in visualizing the importance of each stage for the student, which difficulties can appear in the process and which skills could be built in each one of the stages. The objectives are exemplifying a way of working that could, through informal education, overcome some shortages of Performing Arts teaching in basic education at public schools, and support the Performing Arts study at higher education.-
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons