Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9834
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AnnaLucenaBezerra.pdf280,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A contemporaneidade e o antigo no herói em Nossos Ossos, de Marcelino Freire
Autor(es): Bezerra, Anna Lucena
Orientador(es): Leal, Virgínia Maria Vasconcelos
Assunto: Ficção brasileira
Heróis
Data de apresentação: 1-Dez-2014
Data de publicação: 6-Mar-2015
Referência: BEZERRA, Anna Lucena. A contemporaneidade e o antigo no herói em Nossos Ossos, de Marcelino Freire. 2014. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O romance Nossos Ossos, de Marcelino Freire, é o objeto de estudo do presente trabalho. A análise concentra-se no protagonista, Heleno, enfatizando a figura do herói por meio do realce de características épicas e romanescas; antigas e contemporâneas. São explorados, entre outros fatores, a influência da morte em seu trabalho, a atuação e o teatro como modo de ver o mundo e como artifício para encarar a realidade por meio de disfarces, o desejo de retorno ao lar e sua relação com a cidade de São Paulo. Por fim, constata-se a possibilidade de fazer uma leitura que resgate elementos antigos numa obra contemporânea, de modo que a narração e a estrutura do romance comportam características que remontam a elementos ancestrais, dando a Heleno uma dimensão heroica antiga e outra contemporânea.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons