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Título: A escola um lugar : as percepções do espaço escolar para os alunos nas escolas públicas da região administrativa de São Sebastião, Brasília, Distrito Federal
Autor(es): Fernandes, Ronney Lima
Orientador(es): Araújo Sobrinho, Fernando Luiz
Assunto: Lugar geográfico
Espaço escolar - percepções dos alunos
Espaço escolar
Data de apresentação: Nov-2014
Data de publicação: 5-Mar-2015
Referência: FERNANDES, Ronney Lima. A escola um lugar: as percepções do espaço escolar para os alunos nas escolas públicas da região administrativa de São Sebastião, Brasília, Distrito Federal. 2014. 139 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O conceito de lugar é revelado de distintas formas pelas diferentes correntes da Geografia Crítica e Humanística ou Fenomenológica, mas deve buscar uma complementaridade dentro das duas vertentes. O mesmo conceito é trabalhado dentro dessas perspectivas com alunos do sexto ano do ensino fundamental utilizando-se da subjetividade e afetividade, bem como da manifestação do global no local. A partir desses dados buscou-se com esse trabalho investigar numa perspectiva fenomenológica, traduzindo a partir do olhar do sujeito, nesse caso, dos estudantes de sexto ano das escolas públicas na Região Administrativa de São Sebastião, a construção deste conceito de lugar geográfico na prática do cotidiano dessas crianças no espaço escolar. Para o estudo, foi confeccionado e aplicado um questionário onde se visou determinar as impressões dos respondentes acerca da segurança, pertencimento, espacialidade, sentimentos para com a escola e construção de símbolos na cidade. A constatação é que os alunos, ao serem ouvidos, demonstraram uma inquietação quanto à segurança dos espaços escolares, um sentimento de opressão, tanto da cidade para sua integridade quanto ao seu futuro membro de uma exigente sociedade capitalista. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The concept of place is revealed in different ways by different currents of Critical Geography and Humanistic or Phenomenological but should seek complementarity within the two strands. The same concept is worked within these perspectives with students from the sixth grade of elementary school using the subjectivity and affectivity, as well as the manifestation of the overall site. From these data, we sought to investigate this work with a phenomenological perspective, translating from the gaze of the subject, in this case, the sixth grade students from public schools in São Sebastião Administrative Region, the construction of the concept of geographic place in practice the daily lives of these children at school. For the study, and was made a questionnaire which aimed to determine whether the perceptions of respondents about the safety, belonging, spatiality, feelings toward school and construction of symbols in the city. The finding is that the students, to be heard, showed a concern about the safety of school spaces, a sense of oppression, much of the city for their integrity as to his future member of a demanding capitalist society.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2014.
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