Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9825
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_YuriRaddMagalhaesdeAlmeida.pdf698,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A disputa das ilhas Malvinas/Falklands : um olhar desde a geografia política de Mackinder e Mahan
Autor(es): Almeida, Yuri Radd Magalhães de
Orientador(es): Mesa, Glória Maria Vargas Lopez de
Assunto: Geografia política
Imperialismo britânico
Poder naval
Poder terrestre
Malvinas, Ilhas (Inglaterra)
Malvinas, Guerra das, 1982
Malvinas, Ilhas (Inglaterra) - disputa Argentina - Reino Unido
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 5-Mar-2015
Referência: ALMEIDA, Yuri Radd Magalhães de. A disputa das ilhas Malvinas/Falklands: um olhar desde a geografia política de Mackinder e Mahan. 2014. 57 f., il. Monografia (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Cuida o presente estudo de abordar a disputa sobre o arquipélago das Malvinas/Falklands pela Argentina e Reino Unido através de uma visão da geografia política. Apesar das ilhas se encontrarem a milhares de quilômetros da Inglaterra, e não possuírem grandes atrativos econômicos, a potência naval se envolveu em uma contenda com o país sul-americano. Através da análise e abordagem das teorias de Mahan e Mackinder, respectivamente poder naval e poder terrestre, foi realizado um esforço para compreender os interesses por trás do imbróglio. De que maneira as ilhas objeto deste trabalho se encaixaram na estratégia inglesa de dominação dos mares, e o papel exercido pelo imperialismo britânico na contenda, foram dois outros aspectos parte da obra, que a todo momento fez um profundo uso das características geográficas da área.Por fim, foi lançada uma hipótese, expondo possíveis desfechos para a soberania do arquipélago, dado ao presente e possível futuro panorama da geopolítica.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2014.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons