Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9814
Título: | Os jogos teatrais e a medida socioeducativa |
Autor(es): | Rêgo, Claudia Jeane Silva |
Orientador(es): | Costa, Clarice da Silva |
Assunto: | Jogos teatrais Medidas socioeducativas Linguagem teatral |
Data de apresentação: | 2014 |
Data de publicação: | 5-Mar-2015 |
Referência: | RÊGO, Claudia Jeane Silva. Os jogos teatrais e a medida socioeducativa. 2014. 30 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Essa monografia de final de curso tem como objetivo dialogar com a linguagem teatral e a medida socioeducativa atualmente inserida no sistema de ressocialização juvenil no Distrito Federal. A necessidade de um olhar sensível à temática das meninas infratoras me fez pensar na importância dos jogos teatrais e das demais linguagens teatrais para a ressocialização dessas meninas-mulheres-cidadãs que cometeram infração e que estão reclusas por algum tempo, mas que em algum momento estarão em liberdade e com a oportunidade de exercer sua cidadania com responsabilidade. Quando do cumprido das medidas socioeducativas, espera-se que estas meninas adolescentes, que em alguns casos já saem de maior idade, tenham experimentado a linguagem da arte teatral e conhecido um pouco dessa vertente da educação. O teatro também prepara as jovens para atuar plenamente como cidadãs. A arte tem o poder de intervir na realidade, agindo como um instrumento de transformação social. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2014. |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons