Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9811
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MarianaPereiraDias.pdf1,23 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Segurança humana internacional : o papel das políticas públicas de seguridade social na inserção internacional do Brasil entre 2003 e 2010
Autor(es): Dias, Mariana Pereira
Orientador(es): Menezes, Roberto Goulart
Assunto: Combate à pobreza
Políticas públicas - combate à pobreza
Política externa - Brasil
Segurança Humana Internacional
Cooperação internacional
Brasil - política e governo 2003-2010
Programa Bolsa Família
Data de apresentação: 4-Dez-2014
Data de publicação: 4-Mar-2015
Referência: DIAS, Mariana Pereira. Segurança humana internacional: o papel das políticas públicas de seguridade social na inserção internacional do Brasil entre 2003 e 2010. 2014. 57 f., il. Monografia (Bacharelado em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O objetivo principal deste trabalho é analisar a interação entre as políticas públicas sociais de combate à pobreza e a política externa brasileiras entre os anos de 2003 e 2010. Busca-se desmitificar a ideia de uma política externa que não possui o merecido destaque no escopo das demais políticas públicas. Nesse sentido, tem-se como pressuposto a manutenção da coerência entre um projeto “neodesenvolvimentista”, uma inserção internacional soberana e altiva e uma nova agenda de ativismo estatal, com foco nos principais desafios nacionais: a redução das significativas desigualdades sociais e a eliminação das vulnerabilidades sociais crônicas – perspectiva humanista. A hipótese central do trabalho é a de que a política externa brasileira não conseguiu avançar mais nos resultados e objetivos, especialmente os internacionais, que embasavam esse “Jogo de Dois Níveis” entre o doméstico e o internacional. Isso se deveu, principalmente a uma associação entre condições desfavoráveis, tanto externas quanto internas. Condições, essas, que impediram uma efetiva securitização de uma nova abordagem da agenda de segurança internacional (Segurança Humana), por parte do Brasil, dificultando a continuidade e o avanço dos resultados obtidos por essa interação entre as políticas sociais e a política externa, e levando a política externa a priorizar outras esferas de atuação como a “cooperação sul-sul”.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2014.
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons