Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9791
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_BrunoBonadioToledo.pdf376,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sujeitos nulos na escrita : uma investigação preliminar
Autor(es): Toledo, Bruno Bonadio
Orientador(es): Pilati, Eloisa Nascimento Silva
Assunto: Língua portuguesa - gramática
Língua portuguesa - morfologia
Data de apresentação: 19-Set-2014
Data de publicação: 3-Mar-2015
Referência: TOLEDO, Bruno Bonadio. Sujeitos nulos na escrita: uma investigação preliminar. 2014. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo principal a compreensão das características sintáticas e semânticas dos sujeitos nulos no Português Brasileiro (PB), haja vista que este se encontra em processo de mudança paramétrica, no que diz respeito ao parâmetro do sujeito nulo. Isso porque, considerado por muito tempo uma língua de sujeito nulo, o PB estaria se tornando uma língua que apresenta sujeito preenchido. Apesar dessa mudança, ainda há casos em que falantes do PB utilizam sujeitos nulos. Um segundo objetivo da pesquisa é o de constatar por meio de análises de redações de alunos do Ensino Médio e de textos diversos da internet se os sujeitos nulos ocorrem, visto que há um abaixamento das desinências verbo-pessoais, o que antes era composto, no PB, por seis flexões verbais, vem sendo substituído por três flexões, o que torna necessário, em alguns contextos, o preenchimento do sujeito. Este estudo traz a problematização da mudança linguística, ou seja, tentar-se-á atestar se dados da oralidade já se encontram presentes em redações de alunos do Ensino Médio e em textos diversos da internet, portanto, se há influência da oralidade na escrita.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons