Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/979
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_ MarcosAntonioPaesRezende.pdf659,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Utilização de matriz sensibilidade e programação linear para corrigir os níveis de tensão e otimizar a alocação de reativos em sistemas de potência
Autor(es): Rezende, Marcos Antonio Paes
Orientador(es): Souza, Alessandra Macedo de
Assunto: Sistemas de energia elétrica
Tensão elétrica
Data de apresentação: 14-Nov-2008
Data de publicação: 1-Jun-2010
Referência: REZENDE, Marcos Antonio Paes. Utilização de matriz sensibilidade e programação linear para corrigir os níveis de tensão e otimizar a alocação de reativos em sistemas de potência. 2008. 58 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Este trabalho apresenta um metodo computacional para correcao dos niveis de tensao de um sistema eletrico. As tensoes sao corrigidas com a alocacao de reativos, usando a matriz sensibilidade do sistema para calcular a quantidade de reativos que deverao ser alocados e definir onde eles serao alocados. O programa foi desenvolvido no MATLAB, utilizando a funcao linprog, que resolve problemas de otimizacao utilizando programacao linear. Para a resolucao do fluxo de carga foi adotado o metodo de Newton. O programa foi testado em 3 sistemas conhecidos de 6, 14 e 30 barras e os resultados encontrados foram satisfatorios. E possivel escolher os limites de tensao desejados e o metodo de otimizacao. Tambem podem ser escolhidas as tolerancias desejadas para a resolucao do fluxo de carga e para a alocacao de reativos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Engenharia Elétrica, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.11.TCC.979
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.