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Título: As representações do universo infantil na literatura e no cinema a partir da(s) obra(s) Onde vivem os monstros
Autor(es): Nóbrega, Daniele Leite
Orientador(es): Mata, Anderson Luís Nunes da
Assunto: Filmes infantis
Literatura infanto-juvenil
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 3-Mar-2015
Referência: NÓBREGA, Daniele Leite. As representações do universo infantil na literatura e no cinema a partir da(s) obra(s) Onde vivem os monstros. 2014. [7], 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este estudo intenciona analisar a representação da criança e de seu universo na literatura e no cinema, considerando as singularidades de cada um, a partir da obra Onde vivem os monstros (1963) de Maurice Sendak; o filme homônimo (2009) de Spike Jonze; e o romance, Os monstros (2009), de Dave Eggers. Para tanto, o trabalho está dividido em quatro capítulos. No primeiro, faço uma breve análise da história da infância, partindo dos estudos de Ariès; em seguida, por intermédio da teoria psicanalítica, a partir da abordagem de Bruno Bettelheim, que trabalha especificamente com a infância, busco investigar o processo pelo qual as crianças passam, levando-as à construção de mundos fantásticos, como o do pequeno Max, bem como os problemas que surgem nessa fase de desenvolvimento. No segundo, investiga-se de que forma a criança tem sido representada na literatura. Em seguida, temos a análise comparativa das três obras citadas, no terceiro capítulo; e, por último, no quarto capítulo, indaga-se de que forma a trilha sonora do filme também serve para representar esse universo e os conflitos que surgem em torno dele. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aims to analyze the representation of children and their universe in literature and cinema, considering the singularities of each one, from the Where the Wild Things Are (1963) by Maurice Sendak; the eponymous film (2009) Spike Jonze; and the novel, The Monsters (2009), by Dave Eggers. To achieve this objective, this monograph is divided in four chapters. At first, I briefly review the history of the child, based on the studies of Ariès; then through psychoanalytic theory from Bruno Bettelheim’s approach, that works specifically with infancy, I seek to investigate the process by which children pass, leading them to construct fantasy worlds, like the little Max, as well as the problems that arise at this stage of development. In the second, I investigate how the child has been represented in literature. Then we have the comparative analysis of the three works mentioned, in the third chapter; and finally, in the fourth chapter, we analyze how the movie soundtrack also serves to represent the universe and the conflicts that arise around it.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Português



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