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Título: Trabalho docente, readaptação funcional e identidade : um estudo de caso
Autor(es): Barbosa, Maria do Socorro Xavier Travassos
Orientador(es): Duarte, Fernanda Sousa
Assunto: Professores - readaptação funcional
Professores - identidade
Brasília (DF) - educação
Trabalho docente
Trabalho
Data de apresentação: 12-Dez-2014
Data de publicação: 2-Mar-2015
Referência: BARBOSA, Maria do Socorro Xavier Travassos. Trabalho docente, readaptação funcional e identidade: um estudo de caso. 2014. 56 f. Monografia (Especialização em Clínica Psicodinâmica do Trabalho e Gestão do Estresse)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Para a Psicodinâmica do Trabalho há uma forte importância do trabalho na formação da identidade. A identidade é desenvolvida ao longo de toda a vida do sujeito, vinculando-se à noção de alteridade. Nesse processo encontramos uma lacuna que não é possível ser preenchida. O “olhar do outro” é que possibilita a constituição do sujeito, é nessa relação com o outro que nos reconhecemos como semelhantes e ao mesmo tempo diferentes. Tendo em vista o trabalho como meio de constituição da identidade – consequentemente de promotor de saúde – e o processo de readaptação funcional como mudança na organização do trabalho de um sujeito em função de restrições impostas a sua capacidade laborativa o presente estudo tem o objetivo de analisar o impacto da readaptação funcional na identidade do professor da rede pública do Distrito Federal que adquiriu restrições laborativas em função da organização do trabalho docente. Para atingir os objetivos propostos nesse estudo foi realizada pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso. Participou da pesquisa uma professora, de educação infantil da Secretaria de Educação do Distrito Federal, responsável pela educação pública dos níveis iniciais até o ensino médio no DF. Quanto à discussão do material, optou-se pelo método de Análise Clínica do Trabalho. Essa técnica de análise é uma das três etapas que compõe a Clínica do Trabalho, procedimento de pesquisa e ação em Psicodinâmica do Trabalho. De acordo com os resultados encontrados nesta pesquisa podemos inferir que a readaptação funcional afeta não somente as relações com os colegas, mas também consigo mesmo, gerando impacto em sua identidade profissional e provocando a marginalização do trabalhador em seu antigo ambiente de trabalho. O presente trabalho é valido para apontar a necessidade de atenção à organização do trabalho e saúde dos professores, especialmente durante o processo de readaptação funcional.
Abstract: For the psychodynamics of the work there is a strong importance of the work in the formation of identity. Identity is developed throughout the life of the subject and is linked to the notion of otherness. In this process we find a gap that cannot be filled. The "look of the other" allows the constitution of the subject, it is in that relationship with others that the subject can recognize him/herself as similar and different at the same time. In view of the work as a means of identity formation - as a result of health promotion - and the process of functional re-adaptation as changing the organization of the work due to restrictions of working capacity the present study aims to analyze the impact of functional re-adaptation in the identity of a teacher of the Federal District public network of education who acquired laboral restrictions due tohealth problems related to work. To achieve the objectives proposed in this study a qualitative research was conducted through a case study. One teacher responsible for early childhood education in the Department of Education of the Federal District participated in the survey. As for the discussion of the material, we chose the method of Clinic Analysis of Work. This analysis technique is one of the three stages that make up the Clinic of Work, a research and action procedure in psychodynamics of work. According to the findings of this study we can infer that the functional re-adaptation not only affects relations with colleagues but also with oneself generating impact on professional identity and causing the worker's marginalization on their work context. This research also points to the need for attention to the organization of work and health of teachers especially during the functional re-adaptation process.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Especialização em Clínica Psicodinâmica do Trabalho e Gestão do Estresse, 2014.
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