Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9780
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_DileneMeloFonseca_MarlydeOliveira Silva_RicardoJoseNavesSilva.pdf774,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A organização do trabalho e os riscos psicossociais na Polícia Militar do Distrito Federal
Autor(es): Fonseca, Dilene Melo
Silva, Marly de Oliveira
Silva, Ricardo José Naves
Orientador(es): Neiva, Elaine Rabelo
Assunto: Polícia Militar
Polícia Militar - Distrito Federal
Distrito Federal (DF) - policiais militares - saúde
Policiais militares - riscos psicossociais
Trabalho - riscos psicossociais
Data de apresentação: 28-Nov-2014
Data de publicação: 2-Mar-2015
Referência: FONSECA, Dilene Melo; SILVA, Marly de Oliveira; SILVA, Ricardo José Naves. A organização do trabalho e os riscos psicossociais na Polícia Militar do Distrito Federal. 2014. 67 f. Monografia (Especialização em Clínica Psicodinâmica do Trabalho e Gestão do Estresse)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A partir do referencial teórico da Psicodinâmica do Trabalho, a presente pesquisa teve como objetivo coletar informações sobre as dimensões do trabalho que constituem fatores de riscos psicossociais no trabalho entre Policiais Militares do Distrito Federal. Para os resultados apresentados na pesquisa e análise e discussão dos dados coletados foi utilizado o Protocolo de Avaliação dos Riscos Psicossociais no Trabalho – PROART, composto por quatro escalas sendo elas Organização do Trabalho, Estilos de Gestão, Indicadores de Sofrimento Patogênico e Danos Relacionados ao Trabalho e ainda Questões Demográficas. Os resultados indicaram deficiência relacionada a divisão das tarefas; os estilos de gestão preponderantes na organização são individualista e normativo; esgotamento mental apareceu como indicador de sofrimento patogênico; os danos físicos constituem uma dano significativo na realidade de trabalho. Os resultados sobre danos para ambas escalas demandam intervenções de curto a médio prazo a serem realizados pela organização militar.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Especialização em Clínica Psicodinâmica do Trabalho e Gestão do Estresse, 2014.
Aparece na Coleção:Clínica Psicodinâmica do Trabalho e Gestão do Estresse



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons