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Título: Linguística gerativa e “ensino” de concordância
Autor(es): Ferreira, Elisabete Luciana Morais
Orientador(es): Vicente, Helena da Silva Guerra
Assunto: Língua portuguesa - gramática
Concordância verbal
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 2-Mar-2015
Referência: FERREIRA, Elisabete Luciana Morais. Linguística gerativa e “ensino” de concordância. 2014. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho objetiva discutir o fenômeno da concordância e fornecer uma proposta para seu “ensino” no contexto da Educação Básica, sob um enfoque gerativo. Outro objetivo deste texto é promover uma reflexão sobre o “ensino” de gramática e a educação linguística, considerando-se a importância de se lidar com a noção chomskyana de “competência”, entendida, aqui, como o conhecimento linguístico prévio do aluno. As conclusões do trabalho apontam para a relevância da prática de eliciação no exercício pedagógico: essa técnica configura uma ferramenta importante de que dispõe o professor da Educação Básica, na medida em que revela o papel significativo da intuição linguística dos alunos acerca desse fenômeno gramatical, concomitante ao desenvolvimento de um raciocínio lógico sobre a língua e do aprendizado de construções do fenômeno que são mais apropriadas à escrita na variedade culta. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper intends to discuss the processes involved in the phenomenon of agreement in Portuguese, providing an alternative proposal for "teaching" this topic, under Chomsky's generative theory. Another goal of this paper is to promote a debate on the topic of "teaching" grammar and on linguistic education, considering how important it is to deal with Chomsky's linguistic competence theory. Our results point at the relevance of elicitation in the educational environment: that notion represents an important tool for the teacher of Portuguese, since it reveals the significant role of students' linguistic intuition regarding agreement processes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Português



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