Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9773
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_BiancaBrignoni.pdf345,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O ABC do negro em Jorge Amado : Jubiabá e Tenda dos Milagres
Autor(es): Brignoni, Bianca
Orientador(es): Bergamo, Edvaldo
Assunto: Jubiabá (1935)
Tenda dos Milagres (1969)
Amado, Jorge, 1912-2001
Estrutura narrativa
Negros na literatura
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 2-Mar-2015
Referência: BRIGNONI, Bianca. O ABC do negro em Jorge Amado: Jubiabá e Tenda dos Milagres. 2014. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar e discutir duas obras de Jorge Amado, Jubiabá (1935) e Tenda dos Milagres (1969) quanto a aspectos referentes à narrativa e, principalmente, à trajetória de seus personagens centrais: Antônio Balduíno e Pedro Archanjo, respectivamente. Num primeiro momento, será situada a obra de Jorge Amado no decorrer das décadas de 1930 e 1960, evidenciando as modificações na estrutura narrativa e no teor crítico e temático de suas obras no passar desses anos, e dando ênfase principalmente ao foco narrativo que cada momento da obra amadiana apresentou e como se deu sua evolução com o passar do tempo. Neste primeiro capítulo os principais romances de Jorge Amado serão contextualizados à trajetória intelectual do autor e ao que se passava no país no período em que foram escritos, dando um panorama histórico-literário que vai dos anos de 1930 até o final dos anos de 1960. Num segundo momento, a obra Jubiabá será apresentada começando pela trajetória do protagonista e, a partir daí, será feita uma análise com atenção específica no que diz respeito ao trabalho, à política, à exploração no campo e na cidade e à luta de classes. É um capítulo que consiste essencialmente em compreender o romance sob a perspectiva do protagonista, percebendo no que a trajetória de Antônio Balduíno tem a oferecer para garantir a qualidade da narrativa e em como a forma de narrar se mostra um fator de relevância para se chegar ao que essa obra de fato é e representa para a literatura brasileira. O terceiro e último capítulo irá analisar o romance Tenda dos Milagres, obra que foi escrita mais de 30 anos após Jubiabá. A análise dará ênfase à história de vida do personagem principal do romance Pedro Archanjo, focando-se na luta do personagem pela miscigenação e contra o preconceito racial. Também será analisada a relação de Pedro Archanjo com os demais personagens, sem deixar de observar como são configurados os narradores do romance e como todo o movimento narrativo se dá com a estrutura complexa que é percebida na obra. Para concluir este estudo será feita uma última análise, desta vez comparativa, que tem por objetivo observar o que permanece e o que se modifica de uma obra para a outra, sempre sob a perspectiva do protagonista de cada obra e de como cada um destes personagens centrais evolui no decorrer de suas trajetórias. Além dessa perspectiva será observado como Balduíno e Archanjo levam para a vida que aprendem e como colocam em prática o que aprenderam para modificar o meio social e trazer, cada um ao seu modo, a revolução para sua realidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons