Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Aguiar, Carla Silva Rocha | - |
dc.contributor.author | Silva, Luis Gustavo Souza | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Luis Gustavo Souza. Aplicando a neuroevolução para obter NPCs de alta qualidade. 2014. 95 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2014. | en |
dc.description.abstract | Este documento descreve a proposta para a implementação de um modelo de inteligência artificial baseado na neuroevolução a fim de obter personagens controlados pelo computador que fossem de alta qualidade. Para isso, foram estudados os conceitos da inteligência artificial, a fim de entender as técnicas clássicas que são usadas em jogos, e da inteligência computacional, para focar nas técnicas que apresentem adaptabilidade. Além disso, foi feita uma análise de como algumas técnicas e algoritmos de inteligência artificial são usadas em jogos eletrônicos e como elas afetam o gameplay. Essa análise servirá de referencial para a produção de um protótipo e condução de uma survey. Adicionalmente, o documento traz detalhes sobre o algoritmo Neuro-Evolving Augmenting Topologies (NEAT) usado para implementar a neuroevolução. Por fim, o trabalho apresenta os resultados obtidos no desenvolvimento do protótipo desenvolvido assim como na condução da survey analisa os resultados obtidos. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Neuroevolução | en |
dc.subject.keyword | Inteligência artificial | en |
dc.subject.keyword | Algoritmos genéticos | en |
dc.subject.keyword | Redes neurais (Computação) | en |
dc.subject.keyword | Jogos eletrônicos | en |
dc.title | Aplicando a neuroevolução para obter NPCs de alta qualidade | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2015-02-27T14:31:12Z | - |
dc.date.available | 2015-02-27T14:31:12Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-27T14:31:12Z | - |
dc.date.submitted | 2014-12-01 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/9760 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.description.abstract1 | This document describes the proposal for implementation of a artificial intelligence model based on multimodal neuroevolution in order to achieve high quality non-player characters. For this it was studied the concepts of artificial intelligence, to understand the classical techniques that are used in games, and computational intelligence techniques, to focus on showing adaptability. Also an analysis of how some of the artificial intelligence’s techniques and algorithms are used in eletronic games and how they affect the gameplay. This analysis will serve as a reference for the production of a prototype and conduct a survey. Additionally, the document provides details about the Neuro-Evolving augmenting Topologies (NEAT) algorithm used to implement the neuroevolution. Finally, the paper presents the results obtained in the development of the prototype as well as in the conduct of the survey and analyzes the results. | - |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
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