Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/975
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_BrigitteTsurueYunoki.pdf1,9 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Utilização do Moodle como ambiente de apoio ao ensino presencial : estudo de caso do curso de Biblioteconomia da Universidade de Brasília
Autor(es): Yunoki, Brigitte Tsurue
Orientador(es): Kafure Muñoz, Ivette
Assunto: Tecnologia da informação e comunicação
Ambientes virtuais de aprendizagem
Educação à distância
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 1-Jun-2010
Referência: YUNOKI, Brigitte Tsurue. Utilização do Moodle como ambiente de apoio ao ensino presencial: estudo de caso do curso de Biblioteconomia da Universidade de Brasília. 2009. 73 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: A utilização de novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) vem proporcionando outras formas de interação entre alunos e professores por meio de ferramentas como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e auxiliando o processo de ensinoaprendizagem. Nessa perspectiva, a Universidade de Brasília (UnB) vem utilizando o ambiente de aprendizagem Moodle denominado Aprender.UnB, que tem como objetivo fornecer um sistema de apoio ao ensino presencial e a distância servindo de auxílio às atividades dos cursos de graduação presenciais e a distância por meio dos seus recursos e ferramentas. Devido à população de alunos e professores da Universidade ser muito grande, optou-se por realizar um estudo de caso no Departamento de Ciência da Informação e Documentação (CID), especificamente no curso de Biblioteconomia para analisar a utilização desse ambiente de aprendizagem pelos alunos e professores. Dessa forma, verificar se esse ambiente está atendendo às necessidades desses usuários foram aplicados testes de usabilidade como a prototipagem em papel, o arranjo de cartões e elaborados questionários e entrevistas, de forma a obter uma opinião em relação à interação com essa ferramenta e saber se a mesma esta colaborando para o ensino-aprendizagem dado em sala de aula. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
The new Information and Communication Technologies are developing forms of interaction between students and teachers trough the use of E-learning tools and helping the process of learning-teaching. With this perspective, the University of Brasília (UnB) has been utilizing the Learning Environment Moodle named Aprender.UnB, aiming to offer a support system for distance and presence learning using its resources and tools. The alumni and faculty members at UnB is extensive, and this case study was realized at the Science Information and Documentation Department, specifically in Librarian Sciences course, to analyze the use of this learning environment by teachers and students. To verify if this learning environment is attending the needs of this users, usability test were apply like paper prototyping, cards arrangement, quizzes and interviews to obtain opinions regarding the interaction with this tool and find out if its helping the process of learning-teaching given in class room.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2009.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons