Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9722
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_TimoteoDiasDaSilva.pdf562,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O futebol como conteúdo das aulas de Educação Física nas escolas públicas da cidade de Piritiba/BA
Autor(es): Silva, Timoteo Dias da
Orientador(es): Azevêdo, Paulo Henrique
Assunto: Educação física (Ensino fundamental)
Futebol
Data de apresentação: Dez-2014
Data de publicação: 23-Fev-2015
Referência: SILVA, Timoteo Dias da. O futebol como conteúdo das aulas de Educação Física nas escolas públicas da cidade de Piritiba/BA. 2014. 52 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Piritiba-BA, 2014.
Resumo: Este trabalho tem como tema; O futebol como conteúdo das aulas de Educação Física nas escolas públicas da cidade de Piritiba/BA. O estudo justifica-se pela necessidade de maiores informações sobre a tematização do futebol em sala de aula, não apenas por termos vivido um período de Copa do Mundo, mas pelas possibilidades de se trabalhar o futebol de maneira diversificada, interativa, inclusiva e socializada abrindo portas para um futebol mais rico nas aulas de Educação Física. O principal objetivo deste trabalho é analisar como o futebol é tematizado nas aulas de Educação física nas escolas públicas do Município de Piritiba. A pesquisa foi realizada em 05 escolas, sendo todas as escolas públicas que tem aulas de educação física do município de Piritiba e com todos os professores educação física regentes sendo 06 professores. O estudo foi elaborado tendo como base referências bibliográficas por meio de livros como os PCNs de Educação Física, o Referencial Curricular Nacional para a Educação física no ensino fundamental e médio e alguns artigos científicos, também foram aplicados questionários aos professores. Através deste trabalho percebe-se que as atividades com o futebol nas aulas de educação física nas escolas públicas de Piritiba na maioria das vezes não são trabalhadas como deveria, pois na maioria das vezes o futebol é praticado sem um fim específico em que os professores preocupam-se apenas com a diversão dos alunos, ou seja, estas aulas acontecem de forma descontextualizada, contudo, mesmo estes professores sendo graduados e sabendo que o futebol (esporte) é um conteúdo de ensino da educação física escolar tendo grandes possibilidades de contribuir no processo de ensino aprendizagem dos alunos, o futebol nestas escolas ainda não é trabalhado corretamente.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, Curso de Licenciatura em Educação Física, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons