Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9718
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CristinaBarbosaBorges.pdf690,03 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Pedagogia tradicional e pedagogia progressista : um estudo sobre a relação professor-aluno
Autor(es): Borges, Cristina Barbosa
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Alimentação saudável
Pedagogia
Pedagogia progressista
Professores e alunos
Data de apresentação: 9-Dez-2014
Data de publicação: 23-Fev-2015
Referência: BORGES, Cristina Barbosa. Pedagogia tradicional e pedagogia progressista: um estudo sobre a relação professor-aluno. 2014. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: A função da escola é compartilhar os conhecimentos sistematizados pela humanidade e possibilitar relações que favoreçam o desenvolvimento do senso crítico e da autonomia moral. Entre as relações mais importantes da escola está a relação professor-aluno. Neste trabalho, enfocaremos a teoria e a prática pedagógica à luz da pedagogia tradicional e da pedagogia progressista (SAVIANI, 2007). O objetivo deste trabalho foi comparar os resultados de uma sequência didática sobre alimentação baseada na pedagogia tradicional e na pedagogia progressista. As sequências didáticas foram aplicadas a 15 alunos do quinto ano de uma escola pública de Ceilândia. Foram realizados, ao todo, seis encontros de coleta de dados. Os resultados mostraram que o desempenho dos alunos foi melhor na sequência didática inspirada na metodologia progressista, porque as respostas foram mais criativas, aprofundadas e expressaram a diversidade de estratégias mediacionais vivenciadas em sala de aula. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The school function is to share the knowledge systematized by mankind and enable relationships that foster the development of critical thinking and moral autonomy. Among the most important relationships of the school is the teacher-student relationship. In this paper, we focus on the theory and teaching practice in the light of traditional pedagogy and progressive pedagogy (Saviani, 2007). The objective of this study was to compare the results of an instructional sequence on food based on traditional pedagogy and progressive pedagogy. The didactic sequences were applied to 15 students of the fifth year of a public school in Ceilândia. Were carried out in all six data collection meetings. The results showed that student performance was better in the instructional sequence inspired by the progressive methodology, because the answers were more creative, depth and expressed the diversity of experienced meditational strategies in the classroom.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons