Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9713
Título: | Um estudo sobre poluição sonora e cidadania |
Autor(es): | Barros, Alzineide Almeida |
Orientador(es): | Maroja, Armando de Mendonça |
Assunto: | Ambiente de sala de aula Cidadania Poluição sonora |
Data de apresentação: | 4-Dez-2014 |
Data de publicação: | 23-Fev-2015 |
Referência: | BARROS, Alzineide Almeida. Um estudo sobre poluição sonora e cidadania. 2014. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014. |
Resumo: | A proposta deste trabalho é colaborar com a prevenção da poluição sonora no ambiente escolar, que no cotidiano é invadido por vários tipos de ruídos que podem provocar problemas de saúde e dificuldade na realização efetiva do trabalho do professor, como também desviar a atenção dos estudantes, comprometendo a sua aprendizagem. O presente trabalho foi realizado em uma escola pública da região de Planaltina, Distrito Federal. Para obter embasamento teórico foi realizada uma pesquisa em artigos científicos sobre poluição ambiental, com destaque ao tema poluição sonora na escola, que hoje é considerado de grande relevância. Para avaliar a poluição sonora na escola foram realizadas medidas do ruído ambiental, no interior da escola e no ambiente externo. Foi elaborado mapa de ruídos devido ao trafego de veículos nas principais vias da vizinhança da escola. A analise das medidas do ruído ambiental em conjunto com os mapas de ruído mostraram que os níveis de pressão sonora estão em média mais de 15dB(A), acima dos estabelecidos pela a legislação vigente, averiguando que as principais fontes de ruído ambiental estão localizadas no ambiente interno da escola. Como incentivo para uma possível amenização desse problema foi produzida uma proposta didática que possa auxiliar o professor no desenvolvimento do tema poluição sonora, fazendo com que os alunos reconheçam o ruído na escola e com isso possam cooperar com a melhoria da qualidade acústica no ambiente escolar, destacando a importância da sensibilização acerca dos danos que o excesso de ruído pode causar a saúde. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2014. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons