Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9712
Título: | A utilização de recursos computacionais no ensino de ciências |
Autor(es): | Freitas, Luan Alves |
Orientador(es): | Costa, Ivan Ferreira da |
Assunto: | Computadores Prática de ensino - ciências Processo de ensino-aprendizagem |
Data de apresentação: | 24-Nov-2014 |
Data de publicação: | 23-Fev-2015 |
Referência: | FREITAS, Luan Alves. A utilização de recursos computacionais no ensino de ciências. 2014. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014. |
Resumo: | O desenvolvimento dessa pesquisa, visa observar alguns pontos durante a análise comparativa de duas metodologias didáticas, mas que possuem os mesmos fundamentos, já que ambas utilizarão dos mesmos recursos, alterando apenas a ordem em que serão utilizadas no ambiente escolar, metodologia Teórico-Prático e metodologia Prático-Teórico. Após a análise das informações geradas a partir do conceito inicial, aplicado no ambiente escolar e comparadas com um modelo padrão, desenvolvido, constatou-se que, apenas uma abordagem teórica de conceitos físicos não é suficiente para os alunos realizarem uma apropriação desse conhecimento, mas, que com o auxílio de recursos computacionais puderam ser mediados de forma mais simples e permitiram que os alunos desenvolvessem uma construção de conceitos por si próprios sem a orientação direta do professor regente. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT The development of this research aims to observe some points during the comparative analysis of two methodologies that have the same fundament, since both of them will use the same resources, only by changing the order that they will be used in the school environment, Theoretical-Practical and Practical-Theoretical methodologies.
After the analysis of the informations obtained from the initial concept aplied in the school environment and comparing it to the standardized model, it was found that only a theorical approach of physical concepts is not enough for the students to appropriate the knowledge, but with the help from computational resources, it could be transmitted on a simpler way and allow the students to develop a construction of concepts by themselves without the direct manipulation of the teacher. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2014. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons