Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9711
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AlessandraValadaresFeliciano.pdf503,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso do filme educativo em Ciências Naturais no Ensino Fundamental
Autor(es): Feliciano, Alessandra Valadares
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Ciências (Ensino fundamental)
Cinema na educação
Biodegradação
Ensino - meios auxiliares
Data de apresentação: 9-Dez-2014
Data de publicação: 23-Fev-2015
Referência: FELICIANO, Alessandra Valadares. O uso do filme educativo em Ciências Naturais no Ensino Fundamental. 2014. 17 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa focada nos filmes educativos como recursos didáticos mediacionais importantes para o ensino de Ciências Naturais. O objetivo foi identificar a percepção de alunos do sexto ano sobre o uso de vídeo nas aulas de ciências, especificamente, na sequência didática sobre o processo de decomposição dos seres vivos. Para tanto, foram realizadas duas aulas sobre o tema decomposição dos seres vivos, na qual houve a exibição do filme A vida microscópica – Fungos e Decompositores e a aplicação de um questionário, com questões abertas para dezessete estudantes do sexto ano. Na percepção dos alunos, o uso de filmes é uma estratégia inovadora de ensino que garante um processo de aprender mais divertido e mais claro, haja vista que as imagens são favorecedoras de se compreender os processos, resultando em uma melhor aprendizagem. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article presents a research focused on educational films as important meditational teaching resources in Natural Sciences. The objective was to identify the perception of sixth students about the use of video in science classes, specifically in the instructional sequence on the decomposition process of living beings. Therefore, there were two lectures about decomposition of living beings. In those lectures, the film: The microscopic life - Fungi and Decomposers was shown and there was an application of a questionnaire with open questions for seventeen students of the sixth year. In the perception students', the use of films is an innovative teaching strategy that ensures a more fun learning process and the images are favoring to understand the processes , resulting in better learning.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons