Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9710
Título: | O brincar como recurso pedagógico : concepção de professores da Creche Municipal Tia Maria Jacobina - BA |
Autor(es): | Damasceno, Nilcileide Souza dos Santos |
Orientador(es): | Soares, José Manoel Montanha da Silveira |
Assunto: | Educação de crianças Brincadeiras Atividades lúdicas |
Data de apresentação: | 2014 |
Data de publicação: | 20-Fev-2015 |
Referência: | DAMASCENO, Nilcileide Souza dos Santos. O brincar como recurso pedagógico: concepção de professores da Creche Municipal Tia Maria Jacobina - BA. 2014. 54 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Piritiba-BA, 2014. |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo investigar as concepções de professores sobre o brincar como recurso pedagógico em uma instituição de educação infantil com o objetivo de, a partir da aplicação de questionário semiestruturado aos professores e da observação das práticas desses profissionais da instituição, analisar como o brincar é planejado: livre ou supervisionado, ou os dois e como são planejados espaços/tempo e recursos na instituição pesquisada. O público pesquisado são os professores efetivos que atendem crianças de dois (02) a cinco (05) anos em tempo integral. A pesquisa faz um paralelo com vários autores que defendem o brincar como importante recurso no ensino-aprendizagem de crianças na educação infantil, pois, através das interações e das brincadeiras as crianças tornam-se mais autônomas. Verificou-se que o brincar acontece de forma planejada, sendo direcionadas com brincadeiras de livre escolha sob supervisão das professoras e brincadeiras direcionadas. Dessa forma esse estudo pôde analisar a importância do brincar para formação da criança nos diversos aspectos da formação humana e sua ação dentro do processo ensino aprendizagem perante a visão dos professores pesquisados. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, Curso de Licenciatura em Educação Física, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons