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Título: Currículo e avaliação nas aulas de educação física das escolas municipais do ensino fundamental II do município de Piritiba
Autor(es): Reis, Ligia Maria Bacelar Santos
Orientador(es): Porto, Luiz Guilherme Grossi
Assunto: Educação física (Ensino fundamental)
Currículo escolar
Professores de educação física
Data de apresentação: 1-Dez-2014
Data de publicação: 20-Fev-2015
Referência: REIS, Ligia Maria Bacelar Santos. Currículo e avaliação nas aulas de educação física das escolas municipais do ensino fundamental II do município de Piritiba. 2014. 47 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Piritiba-BA, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo conhecer o currículo e a avaliação das aulas de Educação Física no Ensino fundamental II das três escolas municipais de Piritiba-BA, destacando assim as concepções pedagógicas que norteiam a prática docente dos cinco professores que formam o quadro da rede municipal da referida cidade. Após entrevistar todos os professores, compreendeu-se que o referencial teórico mais utilizado como base para o planejamento é o PCN e o COLETIVO DE AUTORES, no entanto, percebeu-se que mesmo tendo como base renomados referenciais teóricos o planejamento deve integrar maior variedade de atividades, minimizando a ênfase no esporte. Quanto à avaliação constatou-se que esta ainda é pautada na prática, no rendimento durante a prática esportiva, com base nos referenciais teóricos observados para a construção deste trabalho, acredita-se que ela deve ser resignificada e continuar a ser indutora de currículo, conforme afirmam os professores ser esta a finalidade da avaliação. Sobretudo entendeu-se que tanto o currículo quanto a avaliação deve objetivar a formação integral do indivíduo ao invés de apenas o desenvolvimento motor. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present work aims to meet the curriculum and evaluation of physical education classes in elementary schools II of three municipal schools of Piritiba-BA, highlighting the pedagogical concepts that guide the teaching practice of the five teachers that form the framework of the municipal network of this city. After interviewing all teachers, understood that the theoretical framework used as a basis for planning is the PCN and the collective of AUTHORS, however, it was realized that even based on renowned theoretical references the planning should integrate a wider range of activities, minimizing the emphasis in the sport. The evaluation found that this still is guided in practice in income during sports practice, on the basis of theoretical references observed for the construction of this work, it is believed that she must be resignificada and continue to be, curriculum-inducing as teachers claim that the purpose of the evaluation. Especially understand that both the curriculum and the assessment must objectify the integral formation of the individual rather than just the motor development.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
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